Aí está, pessoal! A atividade que servirá para complementar a nota da 2ª avaliação para quem não fez um dos trabalhos em sala de aula. Esta atividade será avaliada com 2 pontos. (para o 3º ano) e 5 pontos para a (2ª etapa). Copiem as questões e colem-nas na caixa de comentário, respondendo-as.
Ah! E não esqueçam de se identificar colocando seu nome completo e a turma no local indicado (Apague o nome fictício e coloque o seu no lugar)!
Ah! E não deixem de aproveitar bem a leitura deste texto "delicioso" de Max Nunes.
Ah! E não esqueçam de se identificar colocando seu nome completo e a turma no local indicado (Apague o nome fictício e coloque o seu no lugar)!
Ah! E não deixem de aproveitar bem a leitura deste texto "delicioso" de Max Nunes.
Data de encerramento do trabalho: Até o final do período de provas (22 de setembro).
LEIA O TEXTO E FAÇA O QUE SE PEDE:
TEXTO: Tipos Inesquecíveis
(Max Nunes)
Era elegante como um manequim de vitrine e ocupado como telefone de bicheiro. Embora mentiroso como bula de remédio, mais enganador que boletim meteorológico e vagaroso como uma obra de prefeitura, era minucioso como um vendedor de imóveis e tão perigoso quanto um pastel de botequim. De inteligência era tão quadrado quanto a frente de um carro inglês e sua ignorância era transparente como fatia de presunto em sanduíche. Sob o ponto de vista moral, era mais sujo que qualquer rua do Rio e mais desmoralizado que o cruzeiro. Sentindo-se tão inútil quanto um deputado honesto e mais abandonado que o plano para erradicar a seca, resolveu pôr fim à vida de maneira tão rápida quanto o governo aumenta impostos. Hoje é apenas uma saudade funda como o time do Olaria e seu nome está mais esquecido que promessa de vereador em época eleitoral.
NUNES, Max. "Tipos inesquecíveis". In: Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes. Sel. e org. Ruy Castro. São Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 123.ALUNO(A): Fulano de tal dos Anzóis Pereira TURMA: 306 ou 315
QUESTÕES:
1. Com base em qual figura de linguagem o autor construiu seu texto? E qual o efeito pretendido?
2. Com que atributo o autor qualifica a sua personagem como "pessoa antiquada no pensar, retrógrada, de mentalidade pouco evoluída?
3. Que elementos são os mais criticados, por serem citados mais vezes, direta ou indiretamente?
4. Explique as figuras abaixo:
a) "Ele era tão perigoso quanto um pastel de botequim."
b) "Sua ignorância era transparente como fatia de presunto em sanduíche."
Bom trabalho a todos!
Profª Rosália Souza de Oliveira