Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Evolução da procução escrita


Depois da fase da primeira produção (esboço do artigo de opinião), os textos dos alunos passaram por uma primeira correção e foram devolvidos a eles para que fizessem as alterações necessárias. Para realizar esta tarefa, os alunos foram orientados a levantar dados concretos sobre o problema tratado (seja em registros bibliográficos ou em pesquisas de campo) para fundamentar melhor a argumentação em defesa de um determinado ponto de vista sobre o caso. Depois, para produzir uma terceira versão melhorada do mesmo texto, foram observados aspectos como: estética, paragrafação, coesão e coerência, ortografia, linha de raciocínio, entre outros pertinentes à linguística textual.
Um dos alunos destacados nesse processo, na turma 315 foi o Diego.
Vejam a evolução que seu texto sofreu durante as oficinas das Olimpíadas de Língua Portuguesa deste ano:



1ª escrita de texto: Esboço do artigo


1ª reescrita: inserção de novos dados pertinentes ao assunto e coletados em pesquisa de campo.


2ª reescrita e versão final: Correção geral para o aperfeiçoamento do texto.

Apesar do texto não ter sido classificado, na etapa escolar, para a etapa municipal, acho importante dar o destaque merecido ao aluno que o produziu.

Parabéns, Diego! Você fez um bom trabalho.

Deixo também agradecimentos especiais a todos os alunos que levaram a sério a sequência de oficinas desenvolvidas para orientar a produção do texto argumentativo.

Esboço do Artigo de Opinião - 1ª produção textual

Este foi o momento em que os alunos da 3ª série 315 escreveram de fato seu primeiro esboço de um artigo de opinião.
Fotografei o empenho dos presentes.

Concentração total!




Tirar uma dúvida com o colega sempre ajuda.

Preparação para a produção

Jogo da coesão textual (montando textos)

Esta atividade também foi desenvolvina na biblioteca escolar e no dia 30 de junho. Aqui os alunos estão discutindo a melhor maneira de encadear partes de textos utilizando os alementos de coesão. Depois da montagem dos textos em grupo, foi feita a correção em forma de discussão, na qual os alunos justificaram o uso das formas escolhidas.
A atividade foi bem sucedida e com uma margem mínima de inadequação dos conectivos empregados.





Criando situações-problema e questionamentos

No dia 30 de junho, reuni a turma 315 em três (3) equipes na biblioteca da escola para refletir a respeito das situações-problema da cidade e começar a criar os questionamentos que serviriam de mote para a primeira produção escrita de seus artigos de opinião.
Vejam as fotos dos alunos discutindo em grupo:







Veja o resultado dessa atividade:


Produção da Equipe 1

Produção da Equipe 2



Produção da Equipe 3

Essas propostas de temas serão utilizadas na próxima etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa por toda a classe.

Ainda na 2ª avaliação

Estas são questões retiradas de um texte, do qual selecionei duas questões simples para comentar aqui neste espaço.
Vejam o resultado "inesperado" depois da aplicação desta prova em uma turma de concluintes do ensino médio!!!


COMANDO: Indique os sentidos possíveis das palavras em destaque:

Aqui a saída (da escola) é que vai ficar difícil para esta aluno. Alguém saberia me explicar o que o indivíduo pretendia dizer na resposta da frase "b"? Como seria usar sapato preto misturado com o branco? Usar um sapato de duas cores ou um pé de cada cor, talvez! Fiquei em dúvida diante da colocação.

Pelo jeito este aluno está sem saída mesmo! Não sabe nem a diferença entre o "difícil" e o "demorado"!!! Sem contar que ele disse a mesma coisa (em duas versões). O comando pedia sentidos possíveis (portanto, duas ou mais possibilidades de se entender o enunciado) e não a retextualização da primeira resposta.

Será que o comando não estava claro o suficiente?

Nesta outra questão, foi solicitado que os alunos comparassem 3 frases e depois respondessem aos questionamentos feitos.

FRASES:

O trem-de-ferro atravessou a rua, enquanto os carros esperavam.

O trem-de-ferro atravessa a noite, a madrugada, o dia.

O trem-de-ferro atravessou a minha vida, / virou só sentimento.

Um dos questionamentos foi:

COMANDO: Em qual delas (das 3 frases acima mencionadas) o verbo atravessar ganha um sentido figurado, completamente do sentido comum do dicionário (que é transpor, passar para o outro lado)? O que essa palavra passa a significar, então?

Vejam o resultado!

Bom! Eu não entendi até agora. Mas é óbvio que o sentido figurado é uma variação (de uso da palavra) do sentido comum. Essa questão simplesmente não foi respondida.


Pois é, né? Trabalho escravo ainda existe. Acreditem!. Até mesmo nas estradas de ferro. Coitadinho do trem (só ele não tem direito a descanso)!!! Isso é um belo exemplo de "prosopopeia", já que o assunto aqui era "Figuras de Linguagem".


O condutor aqui devia ser o "Coelho Branco", personagem de "O Mágico de Oz". Aquele que vive correndo, está sempre olhando para o relógio e sempre reclamando que está atrasado! Por isso não pode parar nunca. Rsrsrs.


Depois comento as possibilidades de respostas quando postar o gabarito do teste.

Agradeço se entrarem no blog e deixarem um comentário.

Até breve!

Difícil, hein!!!

Essas são as primeiras pérolas que recolhi durante o período da segunda avaliação. Não gostaria que fosse assim, mas já que precisamos aprender com os erros, vamos começar pela análise dos atentados à língua escrita cometidos por nossos queridos alunos.
Ah! Todas as "aberrações" que porventura aparecerem por aqui são verídicas, porém, por questão de ética não serão revelados os nomes dos autores e as turmas ou as escolas onde tais "fenômenos" aconteceram.
Vamos às pérolas:

Estes fragmentos abaixo fazem parte de um mesmo trabalho:

Hummmm! Difícil é saber por onde começar!
Além do problema com a ortografia de "publicado", podemos verificar a falta de acentuação no verbo (é), uso de letra minúscula em início de substantivo próprio (Isto é - nome da revista) além de um grave problema de coesão textual (com o uso inadequado do pronome cujo, que só deve ser usado para indicar posse).
O trecho reescrito de maneira mais adequada ficaria: O texto foi publicado na revista "Isto é", que é bastante popular entre os leitores.
Eu ainda eliminaria a generalização:
O texto foi publicado na revista "Isto é", que é bastante popular para a maioria dos leitores. (Melhor assim, não é?)


Aqui o problema ultrapassa os limites da ortografia e alcança o nível sintático. Primeiro, a palavra cada, pede concordância com o singular (cidadão) a não ser que estivesse na expressão "cada um dos". A sequência depois do primeiro ponto é uma alternância indiscriminada entre singular e plural. Vamos corrigir a concordância: O autor argumenta com informações mostradas na mídia nos dias de hoje. Aproveitem para observar a ortografia correta da palavra destacada (em azul) no trecho. A propósito, o plural de cidadão = cidadãos.

Ou seja, o texto do artigo se dirige aos cidadãos brasileiros mas não traz nenhuma novidade. O autor de tal resposta só esqueceu que, em se tratando de política (que era o assunto do artigo), o brasileiro tem memória curta.

O destaque (merecido) aqui é para a partição da palavra "abordado". Se fica melhor com bordado ou sem bordado, o fato é que com as florezinhas a imagem ficou mais simpática. Ironias à parte, não vou nem corrigir esta sequência porque ela me parece sem sentido, pois, faltou uma explicação melhor para o fato de algo que é ultrapassado ser ótimo e abordado na atualidade. O caso aqui é um problema de semântica. Este trecho teria de ser totalmente reescrito para fazer sentido.

Hum?! Alguém entendeu???


Acho que esse foi o caso que envolveu a autoria deste trabalho. A afirmação resumiu bem o "afinco" com que a equipe trabalhou.
É isso mesmo. O trabalho foi feito em equipe!!!
Sem mais comentários e até a próxima postagem!