NOVA PROPOSTA DE TRABALHO DA BIBLIOTECA "MARIA DO ESPÍRITO SANTO" DA ESCOLA EDVALDO BRANDÃO DE JESUS
Hoje, foi dado o início dos trabalhos relativos à oficina de cordel que ministrarei na biblioteca da Escola Edvaldo Brandão, para os alunos do 1º turno. Espero obter êxito como o da experiência da oficina de quadrinhos que realizei na escola Fé em Deus.
Este trabalho está integrado ao "Projeto Civismo" que está sendo desenvolvido em toda a escola neste bimestre e terá culminância no dia 27 de setembro conforme agendado pela gestão escolar.
Após a culminância postarei as fotografias.
Logo abaixo, estou publicando o Roteiro das atividades e o cronograma completo do trabalho, desde sua concepção até sua realização.
Oficina de Leitura e Produção de Cordel:
uma viagem cívica ao mundo da literatura popular
OBJETIVOS
1.
GERAL:
- Despertar o gosto pela leitura do gênero cordel, bem
como incentivar o leitor a produzir um folheto de cordel para a culminância do
Projeto Civismo.
2.
ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o gênero cordel como obra de expressão
popular;
- Conhecer alguns dos principais cordelistas do
Brasil;
- Conhecer um pouco da história da literatura de
cordel;
- Ler e ouvir produções em cordel;
- Produzir um folheto de cordel sobre as atitudes cívicas
que podemos desenvolver no cotidiano a partir de pesquisas sobre civismo e discussões
sobre o tema feitas em sala de aula sob a orientação dos demais professores.
PÚBLICO ALVO: estudantes do
6º ao 9º ano do ensino fundamental (apenas um grupo de no máximo 15 alunos).
PERÍODO: 4 dias (10, 11, 15
e 16 de setembro)
CULMINÂNCIA: 27 de setembro
de 2014 (exposição)
HORÁRIO: das 12h às 14h
LOCAL: Biblioteca da escola.
METODOLOGIA:
ATIVIDADES
PRÉVIAS:
- Elaboração do roteiro de atividades;
- Seleção e download de vídeos sobre literatura de
cordel;
- Agendamento da atividade junto à coordenação
pedagógica da escola;
- Seleção do material em cordel existente no acervo da
escola;
- Preparação dos certificados para a direção da escola
assinar;
- Convite nas salas de aula;
- Organização dos materiais para a oficina;
- Inscrições de alunos.
1º DIA:
- Montagem de um varal de cordel;
- Recepção dos alunos com cafezinho e bolinhos
lambe-dedo (motivação);
- Lavagem das mãos;
- Apresentação de vídeos sobre o que é literatura de
cordel, cordelistas brasileiros e algumas histórias adaptadas do cordel;
- Fotografias dessa etapa do trabalho.
2º DIA:
- Leitura livre de algumas obras em cordel (originais
e/ou adaptados);
- Observação das várias formas que pode ter uma obra
em cordel;
- Apresentação do “cordel modelo” produzido pela professora;
- Seleção do assunto a ser utilizado como mote do
cordel do aluno (pode se fazer um debate sobre os assuntos mais interessantes
dentro da temática do civismo e a professora pode apresentar algumas sugestões
de acordo com o que está sendo trabalhado pelos professores em sala de aula);
- Início da escritura do esboço da produção do aluno
com a escolha do esquema de rimas (nesse estágio, a professora dará as
diretrizes gerais para a produção e o aluno pode continuar em casa);
- Solicitar que os alunos tragam de casa uma bandeja
de isopor (dessas que são utilizadas em embalagem de congelados, legumes e
frutas no supermercado);
- Fotografias dessa etapa do trabalho.
3º DIA:
- Finalização da obra escrita à mão para a correção
que deve ser feita pela professora;
- Produção da ilustração da capa do cordel, usando
técnica em isopor imitando a xilogravura. Testar a matriz em uma página em
branco. Caso seja necessário, refazer o trabalho até que ele esteja
satisfatório;
- Correção dos trabalhos pela professora;
- Início da digitação do material concluído para ser
enviado para a impressão
- Fotografias dessa etapa do trabalho.
4º DIA:
- Término da digitação do material concluído (para os
alunos que não terminaram a tempo);
- Preparação da capa do folheto de cordel por cada
aluno;
- Montagem dos cordéis;
- Fotografia da equipe com seu material pronto
CULMINÂNCIA:
- Montagem de um varal de cordéis no dia do
encerramento do projeto civismo (agendado para um sábado letivo no dia 27 de
setembro).
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
ü
Leituras em
cordel;
ü
Vídeos;
ü
Projetor;
ü
Caixa de som;
ü
Bandejas de
isopor (embalagens);
ü
Tinta guache de
várias cores;
ü
Palitos de dentes
e de churrasco;
ü
Folhas de papel
A4;
ü
Cópias
xerográficas (mais ou menos umas 30 cópias) – para a impressão dos folhetos de
cordel com 4 páginas no formato padrão de ¼ de página);
ü
Caneta, lápis,
borracha e régua (materiais do aluno);
ü
Rolinho de esponja para pintura.
CRONOGRAMA
DIA/MÊS
|
ATIVIDADES
|
27/08
|
Elaboração da Proposta de Trabalho
|
01/09
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Envio da proposta para a técnica do
SIEBE e coord. ped. da escola
|
de 27 a 29/08
|
Seleção e download de vídeos para a
oficina
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de 28/08 a 02/09
|
Separação do material existente no
acervo da escola
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02/09
|
Agendamento da oficina junto à coord. pedagógica
|
02/09
|
Preparação da matriz do certificado
|
03/09
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Divulgação da oficina em sala de aula
e cartazes
|
de 03 a 09/09
|
Inscrições para a oficina
|
de 10 a 16/09
|
Realização da oficina
|
27/09
|
Exposição do varal de cordéis
produzidos pelos alunos
|
27/09
|
Entrega de certificados diante da
comunidade escolar
|