Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Soletrando "O Jogo"

O jogo "Soletrando" é um jogo de soletração baseado em um concurso brasileiro realizado anualmente na Rede Globo de Televisão como um quadro do programa Caldeirão do Huck. Podem participar, segundo o regulamento todos os alunos da Rede Pública de Ensino de todo país, desde que inscritos dentro dos prazos estipulados pela própria emissora.

No ano de 2010, a Escola Bolívar Bordallo fez sua primeira participação no processo, inscrevendo dois de seus alunos e promovendo uma seletiva escolar. Esses dois alunos foram representar a escola na seletiva estadual e o fizeram com muito empenho e seriedade apesar de não terem passado à fase posterior.

O jogo Soletrando, que pode ser encontrado na página do programa em que é exibido, pode auxiliar os interessados em se prepararem para a próxima eliminatória escolar e estadual.

O programa já teve 4 edições: de 2007 a 2010, com um jurado fixo, o professor Sérgio Nogueira e mais um membro convidado, que muda todos os anos. Já participaram: o músico Tony Bellotto,o rapper Gabriel o Pensador, a cantora Sandy e a escritora e jornalista Thalita Rebouças respectivamente.

Vamos começar a jogar este jogo fascinante, que nos ajuda a aprimorar o vocabulário e a corrigir a ortografia de algumas palavras difíceis de nossa língua portuguesa!

II Sarau cultural BBS 2


Ei!!! O Sarau Cultural BBS veio para ficar!
Vamos realizar a segunda edição do evento no dia 02 de dezembro. Não deixem de participar!
Quem quiser expor seus poemas no varal de poesias neste dia, pode procurar pelas professoras bibliotecárias dos 3 turnos e entregar seus textos digitados e impressos. Podem participar professores, alunos e funcionários da escola.
As demais pessoas da comunidade escolar estão convidadas a participarem do sarau espontâneo que ocorrerá durante todo o evento, ou simplesmente como expectadores. Só não podem deixar de vir apreciar esta noite de cultura e poesia.

AUTOR HOMENAGEADO:


Benedito César Pereira
Fotografia tirada na Galeria dos Ex-prefeitos
FONTE: Acervo pessoal do Sr. Aviz de Castro

PROGRAMAÇÃO:

19h – Abertura Oficial

19h30 – Comunicação: A criação Poética

Profª Diana Ramos

20h – Concurso de Poesias

21h – Apresentação de Dança

(Mais Educação)

Coord.: Anderson e Alba

21h30 – Auto de Natal

1ª e 2ª séries – 2º turno

Coord.: Profª Rosângela Melo

22h – Exibição do Filme Mani de Urutá

Adaptação turma 118

Coord.: Prof.Sildomar Rodrigues

22h30 – Previsão da apuração dos resultados do concurso de poesias.

DURANTE TODO O EVENTO:

  • -Exposição de símbolos natalinos produzidos por alunos e coordenada pelos professores de Artes e Educação Artística.
  • -Grupo de Animação: música ao vivo – voz e violão;
  • -Varal de poesias;
  • -Exposição de fotografias;
  • -Painel César Pereira;
  • -Sarau espontâneo.



II Mostra Municipal das Ciências

No dia 26 de novembro, sexta-feira passada, participei do corpo de jurados na II Mostra Municipal das Ciências. No evento, tive a oportunidade de observar mais atentamente dois dos trabalhos desenvolvidos por turmas de Educação Infantil: O projeto "Construindo Nossa Biblioteca" da Escola Simpliciano Medeiros e o projeto sobre "Gerson Alves Guimarães" da escola homônima.
Quero dizer que fiquei encantada com os dois trabalhos.
Do primeiro, ressalto a idade e o temanho dos expositores. Tão pequeninos quanto empenhados em mostrar a produção que fizeram desde o início do ano.
Do segundo trabalho, resultou um convite para dois dos pequeninos participarem do II Sarau Cultural BBS, evento que coordeno na escola em que trabalho. Espero que seus pais confirmem a presença. O público vai agradecer.
Afinal, não podemos deixar de valorizar trabalhos feitos com tanto afinco. E, se "É de pequenino que se torce o pepino", vamos colaborar para motivar nossas crianças a desempenharem de maneira satisfatória suas atividades discentes valorizando todas as suas iniciativas nesse sentido.


(aguardando fotografias)

A cultura vai à praça!

É de iniciativas assim de que Bragança precisa.
Na última quinta-feira (25/11/2010), tive o prazer de assistir na Praça da Bíblia, um evento cultural, organizado pelo Sr. Aviz de Castro.
Músicas, coreografias, poesias, tudo apresentado por convidados mais do que especiais (gente como a gente).
Infelizmente, notei muitas cadeiras vazias, esperando por mais público (que não compareceu). Porém, isso não abalou o sucesso da empreitada. Quem não foi PERDEU!
Só sinto muito pela falta de interesse por questões relativas à cultura local.
Espero ver, nas próximas edições do evento, mais cadeiras ocupadas. E quem sabe até um público excedente, que, mesmo ficando em pé, garanta a motivação necessária aos que se dispõem a organizar e apresentar-se em praça pública para distribuir gratuitamente um pouco de sua arte.
Pensem nisso!!!

(aguardando fotos do evento)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

E o ENEM? Vai ser anulado ou não?


Depois que ficou decidido que o resultado do ENEM seria considerado 50% do resultado para o ingresso ao nível superior de ensino em várias universidades, o teste ganhou maior importância por parte dos candidatos. Porém, tamanha importância não foi levada em consideração pelos organizadores do concurso (O INEP).

Todos os veículos de comunicação, desde o último sábado, vêm dando um enfoque especial para a realização do ENEM. Não por causa da importância adquirida nos últimos tempos, mas pelos inúmeros problemas ocorridos durante a aplicação do teste.

Tamanho foi o bochicho que a defensoria pública recomendou a anulação do ENEM. A OAB alega que muitos candidatos podem entrar com recurso e ganhar a batalha com facilidade diante das irregularidades e total falta de cuidado na elaboração do material.

Apesar de se falar muito em tal anulação, o clima ainda é de pânico entre candidatos. E apesar da prova (ao menos a de domingo) não ter sido considerada muito difícil, o número de questões mais a redação associados ao tempo de duração da prova ainda são os principais inimigos do candidato, que se queixam de não ter tempo para ler com cautela, marcar o cartão resposta, escrever a redação e passá-la a limpo (problemas que já existiam antes). E como se já não bastassem, ainda teve o problema com a troca dos títulos das provas impressos no cartão-resposta. De acordo com o Ministério Público o erro na impressão do cartão seria motivo suficiente para a anulação do ENEM caso fosse constatado que houve dano coletivo, apesar dos candidatos terem sido orientados a manter a ordem estabelecida pela impressão do teste.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) reconheceu o erro e garantiu que a falha não prejudicaria ninguém e que embora a correção seja feita pelo número das questões a instituição disponibilizaria recursos para que os candidatos possam recorrer até mesmo a uma correção ao contrário.

Enquanto o INEP continua tentando minimizar os problemas com o ENEM, os candidatos continuam reclamando da forma como ele é concebido, organizado e aplicado. Outra das reclamações mais freqüentes foi a proibição do uso do lápis e da borracha, que limita o uso do espaço disponível para o rascunho nas provas de cálculo e atrapalha também a produção textual pois impossibilita correções diretamente na folha de respostas.

O fato é que a confusão da troca nos títulos não foi o único problema enfrentado pelos candidatos. Veja o que publicou o Jornal “Diário de Pernambuco” on line:

O Ministério da Educação pode aplicar novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que foram prejudicados por um erro de montagem no caderno de cor amarela identificado no sábado, primeiro dia de realização do exame. A possibilidade foi levantada ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), após reconhecer que cerca de 20 mil cadernos distribuídos em todo o país, o que corresponde a 1% do total de provas, não tinham as 90 questões do exame. Nas provas aplicadas ontem, que versaram sobre matemática, linguagens e redação, não foram registradas irregularidades.

Segundo o MEC, as novas provas podem ser realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro, quando o exame é aplicado nos presídios. Por enquanto, o ministério já decidiu que vai ouvir as reclamações dos alunos oficialmente a partir da quarta-feira, através de uma página na internet. Quem achar que foi prejudicado pode pedir uma correção especial da prova. A estudante Rhayane Rodrigues, de 18 anos, deve solicitar a revisão. No sábado, quando pegou a prova, viu que faltavam seis questões e muitas estavam repetidas. ´Pedi outro caderno ao fiscal, mas fui informada que não havia mais provas disponíveis. Fiquei prejudicada nessa história`, reclamou.

Também houve falha no gabarito. O cabeçalho das provas do sábado estava trocado, confundindo os candidatos. O Inep garante que quem não recebeu orientação do fiscal de sala sobre como proceder na marcação das respostas não será penalizado. ´Ninguém vai ser prejudicado. Se não recebeu a orientação, terá o espaço para fazer o requerimento. Se preencheu (o gabarito) ao contrário, a correção será feita de forma invertida`, afirmou o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, que classificou o exame como um ´sucesso`.

Que sucesso é esse? De acordo com os professores de cursinhos e do Ensino Médio, não há como não haver prejuízo no resultado do teste para os alunos que fizeram as provas em que faltaram questões.

O fato é que a discussão ainda não acabou!.

Enquanto isso, o Correio Braziliense on line lança a pergunta: O Enem está em recuperação ou já está reprovado? Na reportagem está descrito o percurso que levará a briga entre o MPF e o MEC (que rejeita uma possível anulação do teste e cujo ministro ainda tenta minimizar a quantidade de problemas ocorridos). No momento, só sabemos com certeza que o gabarito oficial sai hoje.(Confira o gabarito clicando no link.)

Só nos resta esperar para ver como será resolvida a questão.

Mas quem tiver motivos para entrar com recursos, não deve perder tempo! Nunca sabemos como as coisas vão se resolver. E todos sabemos que “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco!” Que nesse caso é... (completem a frase vocês).

Ah! Não esqueçam de deixar os comentários sobre este fato lastimável. Sua opinião e experiência pessoal são muito importantes para mim e para os leitores deste blog.

Profª Rosália Oliveira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

II Sarau cultural BBS

Edital de convocação com regulamento do concurso de poesia

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

1ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO

E.E.DE ENSINO FUND. E MÉDIO “PROF. BOLÍVAR BORDALLO DA SILVA”

Edital nº 004/2010 Bragança (PA), 05 de novembro de 2010.

A PROFª CLARA ORMINDA DA SILVA MATOS, DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROF. BOLÍVAR BORDALLO DA SILVA, USANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ...

RESOLVE:

Convocar os professores de Língua Portuguesa e os alunos da escola para participarem do II Sarau Cultural BBS do qual sairão dois (2) vencedores discentes deste educandário (1 do EF e 1 do EM) na categoria poesia, sendo que:

a) A data do II Sarau Cultural BBS será dia 02 de dezembro de 2010 e será realizado no auditório da escola a partir das 19 horas;

b) O gênero literário da produção escrita é “POESIA” e o tema “NATUREZA”;

c) A inscrição dos candidatos e suas produções, ocorrerá no período de 08 a 20 de novembro na Biblioteca Yolanda Pereira da Silva em seu horário de funcionamento, pelos responsáveis de cada turno, a saber:

- no 1º turno: Profª Rosália Oliveira (de 8h às 12h)

- no 2º turno: Profª Maria Gevaci Santos (de 14h às 18h)

- no 3º turno: Profª Alzira Gomes (de 19h às 23h);

d) A produção deve ser orientada em sala de aula pelos professores de Língua Portuguesa, mas deve ser de caráter interdisciplinar, por isso pode contar com o apoio de professores de outras disciplinas para a fundamentação teórica sobre a natureza e o comportamento sócio-cultural do homem;

e) Depois da primeira inscrição, caso haja mais de 30 concorrentes, os textos passarão por uma seleção na própria biblioteca, pois participarão da competição no dia do evento apenas 30 alunos, que serão comunicados previamente mediante cartaz afixado no quadro de avisos;

f) As demais produções inscritas, participarão do painel de exposição coletiva;

g) No Sarau, a produção textual e o desempenho do declamador serão avaliados por um júri composto por três (3) membros convidados, sendo estes escritores e/ou professores da área de Letras, de acordo com os seguintes critérios:

1. Critérios de avaliação do texto escrito:

· Fidelidade ao tema (O tema é bastante abrangente, basta o candidato escolher um ou mais aspectos sobre a natureza e desenvolver o texto. É importante que o texto faça alusão aos cuidados que devemos ter para a preservação da mesma.)

· Criatividade (Diz respeito ao modo pessoal de criação textual, pode se tratar de marcas de subjetividade tanto formal quanto de conteúdo. É o modo particular como o candidato tratou do tema.)

· Conteúdo interdisciplinar (Os poemas criados devem refletir o aprendizado interdisciplinar, por isso, os candidatos podem contar com a ajuda de professores de diversas disciplinas.)

· Uso da linguagem literária (Refere-se ao uso das figuras de linguagem, rimas/ritmo e outros pertinentes à criação poética.

2. Critérios de avaliação da apresentação:

· Postura (O modo como o candidato se apresenta no palco e a relação desse comportamento com o texto).

· Dicção (Avaliação quanto aos aspectos da fala do indivíduo, tais como, altura, prosódia e clareza.)

· Entonação (Refere-se à melodia da poesia que confere expressividade à declamação e contribui para a compreensão dos significados do texto.)

· Comunicação com o público (Relação entre a exposição oral e seus efeitos na plateia. Aqui deve-se verificar se o texto/declamador chamou a atenção do público ouvinte a partir da performance.)

h) Os textos, no ato da inscrição, devem estar digitados e impressos em três (3) vias, não conter o nome do autor (o que será feito somente na ficha de inscrição). Nesse caso, a identificação da obra será feita mediante numeração;

i) Deverá ser enviada uma cópia do poema inscrito para o e-mail rosalia0605@yahoo.com.br.

j) Para os trabalhos de digitação e envio da cópia será disponibilizado aos candidatos o Laboratório de Informática da escola. A impressão e fotocópias do texto ocorrerão por conta do aluno inscrito;

k) A ficha de inscrição deverá conter o título do poema, o número de inscrição, o nome completo, a série e a turma do seu autor bem como de seu corretor (que deve ser o professor de português da classe ou o tutor da Oficina de Letramento do Projeto Mais Educação);

l) A obra inscrita poderá ser interpretada por outra pessoa que não seu autor, desde que este seja aluno da escola, devendo isto ser informado no momento da inscrição, caso contrário, fica subentendido que seu intérprete será o próprio autor;

m) A participação docente na parte poética do evento ocorrerá em forma de painel com espaço reservado aos professores, que também terão a oportunidade de declamar algumas de suas obras em momento apropriado denominado “sarau espontâneo” (Hora em que os convidados e o público em geral poderão participar com declamações de poemas próprios ou de autores conhecidos.);

n) É importante que os professores, principalmente os da disciplina Língua Portuguesa, mobilizem os alunos a participarem deste evento.

Dê-se ciência, registre-se e cumpra-se.

Bragança(PA), 5 de novembro de 2010.

________________________________

CLARA MATOS - DIRETORA