Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Projeto Halloween 2015

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – SIEBE
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 10
E.E. DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDVALDO BRANDÃO DE JESUS


PROJETO
“halLoween”
É de arrepiar! visagens e assombrações visitam a biblioteca.


PROPONENTE: Profª Rosália Souza de Oliveira
PÚBLICO ALVO: Alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
 I - OBJETIVOS
Geral:
- Motivar a leitura de textos e a produção textual oral e escrita.

Específicos:
- Aprimorar a experiência de leitura silenciosa e em voz alta da literatura fantástica;
- Reproduzir textos fantásticos da cultura popular e literários na modalidade oral e/ou escrita da língua;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade através das linguagens verbal oral e escrita;
- Aprimorar a produção de imagens em conjunto com os professores de Inglês e/ou Artes;
- Conhecer o repertório de contos fantásticos da literatura paraense;
- Conhecer o repertório de contos fantásticos do imaginário popular.

II – METODOLOGIA
- Atualização do Display de novidades;
- Parceria com professores de Inglês e Artes;
- Criação do Fórum de leitura no blog;
- Ornamentação da biblioteca com a temática de Halloween;
- Atividades complementares para o mês de outubro;
- Exposição final.

A) Seleção de material para leitura do acervo da biblioteca
- Atualização do Display de novidades, dividido em: seção de livros antigos e seção de livros novos no acervo.

B) Parceria com professores de Inglês e Artes (Corredor de trabalhos)
- Apresentar o projeto aos professores de Inglês e Artes para solicitar produção para a exposição do corredor de trabalhos;

C) Criação do Fórum de leitura no blog
- Selecionar e ler um livro do acervo (contos fantásticos);
- Fazer a postagem modelo no blog “Mais do que Palavras”;
- Avisar nas turmas sobre a atividade em andamento;
- Convidar demais professoras que trabalham em bibliotecas escolares a participarem do projeto com os alunos de outras escolas
- Entrar no blog semanalmente para comentar as postagens dos participantes;
- Registrar a participação interna e externa (professores e alunos) para o Relatório Final.

D) Ornamentação da biblioteca com a temática de Halloween
- Preparação dos enfeites temáticos (bruxa no guarda-chuva, enfeites de mesa dos leitores, enfeite de mesa da atendente e painéis, por exemplo);
- Seleção e confecção do material necessário para o dia de exposição final.
- Organizar efeitos de iluminação para o dia da exposição final (Luz roxa com papel crepom);

E) Atividades complementares para o mês de outubro
- Criação de cartaz para divulgação do projeto;
- Exibição de vídeos sobre a temática para as turmas ociosas e no dia da exposição final;
- Cinema na biblioteca: A lenda de Sleep Hollow (em filme e em animação dependendo da classe)
- Preparação de jogos com a temática de Halloween ou sobre as histórias contadas (Forca, Memória, Quebra-cabeças, etc);
- Providenciar brindes para o dia da exposição.
Obs.: Pode-se ainda solicitar que os alunos colaborem com a decoração da biblioteca.

F) Exposição final de produção e fotos do projeto
- Contação de histórias e/ou exibição de vídeo;
- Varal de textos e desenhos (decorrentes dos trabalhos de Inglês e Artes);
- Disponibilização de jogos;
- Varal de desenhos feitos pelos visitantes;
- Distribuição de brindes pela participação de alunos no Fórum (podem ser balas);
- Painel de imagens do projeto.

III – RECURSOS
- Papel A4
- Papéis coloridos (preto, roxo, laranja, vermelho e branco) – carmim ou reciclado
- vídeos sobre a temática;
- Computador;
- Projetor de imagens e vídeos (datashow) e vídeos (curta e longa metragens)
- TNT preto;
- Papel crepom roxo;
- Imagens impressas com elementos temáticos;
- Impressão de fotografias;
- Papelão ou papel 40Kg para a montagem dos painéis.

IV – PROGRAMAÇÃO/CRONOGRAMA
            Todas as atividades devem acontecer de 1º a 29 de outubro, no 1º turno, nos dias de terça à quinta-feira apenas e a programação deverá ser montada com as ações em andamento.
            A exposição final está prevista para o dia 29, caso não haja nenhuma objeção por parte da direção da escola.

 V - REFERÊNCIAS
            Este trabalho foi construído sem nenhuma referência teórica mas se utilizará de toda literatura fantástica do acervo (de diversos gêneros: contos, romances, quadrinhos, poemas, etc.).

VI – ANEXOS (para o Relatório Final)
1.      - Cartaz do projeto;
2.       - Imagens para a decoração (resultado de pesquisa na net); (à parte)
     - Fotos do andamento do projeto (a cada etapa). (em fase de seleção - Será divulgado em outra postagem)

         
       CARTAZ




Nenhum comentário:

Postar um comentário