SAKAMOTO, Leonardo. Pequenos contos para começar o dia.
São Paulo: Expressão Popular, 2012.
“Pequenos contos para começar o
dia”, de Leonardo Sakamoto, é um conjunto de microcontos, um gênero que está se
popularizando atualmente, principalmente porque se adapta muito bem aos tempos
de extrema concisão na comunicação via internet.
De acordo com a apresentação da
obra, Leonardo Sakamoto, ao escrever estes microcontos, o fez por diversão para
enviar a seus amigos por e-mail, ao nascer do dia. Essa produção foi publicada
primeiramente no “Facebook” e fez tanto sucesso que deu origem à essa publicação
em sua versão impressa.
A escolha da leitura deste
exemplar foi orientada primeiro pelo gênero (por sua concisão) porque eu
precisava de narrativas que não ocupassem muito espaço no papel. Em seguida,
para elaborar um trabalho de produção textual baseado no aumento da história a
partir da explicitação dos detalhes omitidos, inclusive na adição do título, já
que nenhum dos contos o possui. E por fim, porque o exemplar, que adquiri durante a Feira
A leitura dos contos de Sakamoto
não é tão fácil quanto pode parecer a partir da observação de sua extensão.
Quanto menos detalhes a história possui, mais complexa sua compreensão, pois,
do leitor é exigido maior empenho em recompor as ideias subentendidas,
identificar os termos em elipse e relacionar os referentes ao elemento adequado.
Não se engane aquele que acha que quanto menor o texto ou o livro, mais fácil é
a leitura. Esta obra nos prova isso, na medida em que precisamos reler alguns
dos seus contos para poder compreendê-los totalmente.
Na minha opinião, um dos contos
que melhor ilustra a proposta da obra é a história da menina que sempre relia
com o pai um livro que não possuía as três últimas páginas (pág. 23). Para mim,
esse é o retrato da leitura ideal e um dos objetivos do gênero microconto: tornar
o leitor um colaborador do processo criativo
Apesar de não ser literato, Sakamoto encanta com outras histórias baseadas em suas experiências como jornalista e surpreende o leitor com a diversidade temática que apresenta (imaginação, Alzheimer, amor, exemplo de vida, sorte, gratidão, entre outros) e com o modo criativo como produz as narrativas, deixando a cargo do leitor a tarefa de completar o processo da produção de significações a partir da própria imaginação deste. Por isso, recomendo a obra a todos aqueles que ainda conseguem encontrar espaço para a criação em suas vidas, bem como aos que, mesmo afastados do mundo da leitura, precisam exercitar mais desse fenômeno encantador que é a comunicação verbal escrita e desfrutar dos prazeres de ler um bom livro.
Profª Rosália Souza de Oliveira
* Resenha feita como modelo de trabalho de 4º bimestre para a disciplina Língua Portuguesa das turmas de Ensino Médio da Escola Edvaldo Brandão de Jesus.
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