GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
ESCOLA E.E.F.M. SUB-OFICIAL EDVALDO BRANDÃO DE JESUS – UNIDADE SEDUC NA
ESCOLA – USE 10
BIBLIOTECA ESCOLAR PROFESSORA MARIA DO ESPÍRITO SANTO
PLANO DE AÇÕES DO 1º TURNO
NOME DA ATIVIDADE: Semana
da Consciência Negra: O cinema e a poesia a favor da conscientização da
igualdade de raças e solidariedade humana
PÚBLICO
ALVO: alunos do Ensino Fundamental do 1º turno
LOCAL: E.E.E.F.M.Sub
oficial Edvaldo Brandão de Jesus – Belém-Pará – na Biblioteca da escola
PERÍODO DE PREPARAÇÃO:
de 30 de outubro a 14 de novembro de 2014
PERÍODO DE APRESENTAÇÃO:
de 17 a 21 de novembro de 2014
RESPONSÁVEL:
Professora lotada na biblioteca da escola no 1º turno - Rosália Souza de
Oliveira
CONTATOS:
- E-mail:
rosalia0605@yahoo.com.br
- Fones: TIM (91)
8269-5545 / OI (91) 8804-2264 / VIVO
(91) 9229-7361
- blog: “Mais do que
Palavras” – Disponível em: www.rosalia0605.blogspot.com
O QUE É A AÇÃO?: São duas ações da biblioteca da escola vinculada
ao Plano Anual de Trabalho do próprio espaço pedagógico adaptadas para
contribuir com o Projeto Consciência Negra da escola e está voltada para a
educação da consciência da igualdade de raças através da leitura de textos
cinematográficos e poéticos com vistas à um trabalho posterior trabalho de
reflexão em grupo e produção textual, de desenhos e de trabalhos manuais.
OBJETIVOS:
- Promover debates a partir da exibição de filmes
que abordem temáticas voltadas ao preconceito racial, valorização da igualdade
de raças e superação de dificuldades provocadas pelo preconceito;
- Motivar, através de oficina de produção textual,
a criação de poemas com a temática da igualdade de raças e a valorização social
do negro, evidenciando a solidariedade como um valor essencial à convivência
humana e a aceitação das diferenças;
- Propor a confecção de materiais para uma
exposição no dia 21 de novembro a fim de divulgar a toda a comunidade escolar
os trabalhos desenvolvidos durante a semana da consciência negra (cartazes,
varal de poemas, máscaras africanas utilizando materiais recicláveis,
pensamentos, mural de desenhos, etc.)
METODOLOGIA
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
- Organização de um cronograma – passo a passo da atividade;
- Divulgação da oficina;
- Período das inscrições;
- Preparação dos materiais para a oficina;
- Aquisição e organização dos materiais para a oficina;
- Realização da oficina:
1º dia
- Leitura de
poemas dos livros selecionados pela professora e/ou outros;
- Apresentação de
vídeos/slides sobre a temática a ser trabalhada e sobre o gênero poema e tipos
de poemas de forma fixa, de forma livre, poemas concretos, poemas narrativos,
etc...
- Atividades do
dia: Criação de quadrinhas populares, amorosas, temática.
1º TEXTO BASE: O buraco do tatu (Sérgio
Caparelli)- exercício quadrinha, sugerir outros.
2º dia
- Apresentação de
slides sobre intertextualidade;
- A retextualização
de texto narrativo para a forma de poema:
ü
Deu no jornal: trazer jornal para que os alunos
procurem notícias interessantes e transformem em poema;
ü
Receita de poesia: trazer receitas simples ou
livro de receitas para a criação de um poema com essa forma;
ü
Poema história: Transformar uma narrativa
conhecida em poema narrativo;
ü
Mostrar exemplos do que fazer (criação da
própria professora);
ü
Solicitar uma das produções aos alunos;
ü Exercício
do haicai;
ü Esboço da história.
3º dia
- Produção do
poema final com a temática da solidariedade: os alunos podem aproveitar as
quadras temáticas e aumentar de tamanho ou escrever outro para a exposição;
- Digitação e
ilustração do material para a exposição.
PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
- Seleção prévia de títulos a serem exibidos
durante a Semana da Consciência Negra;
- Aquisição dos filmes selecionados – baixar da
net, locar ou pedir emprestado;
- Convocação de um pequeno grupo de alunos (10)
para assistirem ao vídeo musical “Quem planta Preconceito” (do grupo Natiruts)
e curtas metragens sobre a temática e discutirem sobre o que produzirão para a
exposição do dia 21 de novembro, com mostra de exemplos feitos pela própria professora;
- Organização dos materiais necessários para a
exibição ao público que irá participar do grupo de produção de materiais -
seleção do curta e slides com sugestões de modelos do que se pretende produzir
para o dia da exposição;
- Produção e/ou entrega dos materiais para a
exposição na biblioteca;
- Arrumação do local ao modelo de uma sala de
projeção para acomodar uma turma inteira. Se necessário, colocar mais cadeiras,
tapetes e almofadas - combinar com os colegas para não reorganizarem o espaço
durante a semana de exibição;
- Reprodução dos filmes na própria biblioteca;
- Solicitar ao final de cada seção que cada aluno
produza ou traga algum objeto da cultura negra para a exposição do dia 21 de
novembro (adereços, vestimentas, armas, comidas típicas, instrumentos musicais,
etc...);
-Trabalho posterior: Utilização do horário vago
para discutir a temática do filme assistido com os alunos em classe, associando
a temática da superação do preconceito racial ao da temática da solidariedade a
partir da expressão “Fazer o bem sem olhar a quem.”
Divulgação dos resultados:
- Exposição de materiais da cultura afro-brasileira no dia da culminância da Semana da Consciência Negra promovida pela escola.
- Exposição dos poemas no dia da culminância das atividades relativas à temática da solidariedade no evento Show de Talentos (em 29/nov/2014).
CRONOGRAMA:
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
DATA/PERÍODO
|
ATIVIDADES
|
30/out
|
Organização de projeto e cronograma
|
03/nov
|
Divulgação da oficina e início das inscrições
|
07/nov
|
Final das inscrições
|
de 4 a 7/nov
|
Preparação dos materiais teóricos para a oficina
|
De 4 a 7/nov
|
Aquisição e organização dos materiais necessários para a oficina
|
11/nov
|
Início da oficina
|
13/nov
|
Término da oficina
|
14/nov
|
Convite à toda a comunidade escolar a participar do varal de poemas
|
21/nov
|
Divulgação dos resultados: Exposição (painel de poemas)
|
PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
DATA
|
ATIVIDADES
|
30/out
|
Seleção de títulos
|
de 31out
a 13/nov
|
Aquisição de filmes
|
de 10 a 13/nov
|
Convocação do grupo que vai assistir aos curtas e participar da
exposição
|
13/nov
|
Organização dos materiais, modelos e ideias
|
de 14 a 20/nov
|
Produção e/ou entrega dos materiais para a exposição na biblioteca
|
17/nov
|
Preparação da sala para a projeção dos filmes;
|
de 17 a 20/nov
|
Reprodução dos filmes na própria biblioteca
|
21/nov
|
Exposição dos materiais coletados e/ou produzidos pelos alunos
|
REFERÊNCIAS:
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Literatura História
e Texto, vol 1. 5ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges
Correia de & MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar Letrando na EJA:
fundamentos teóricos e propostas didáticas (Coleção Estudos em EJA). Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Pgs. 153-181 (sobre sequências didáticas
com gêneros diversos)
PENNA, Mauro. Música(s) e seu ensino. Porto
Alegre: Sulina, 2014. Pgs. 208-230 (A fala como recurso na Educação Musical:
possibilidades e relações.)
FOTOS DE TODO O PROCESSO:
FOTOS DE TODO O PROCESSO:
Dia 29 de novembro: Apresentação de jogral no Show de Talentos |
Certificação dos participantes |
Fotos diante do Varal de exposição dos poemas produzidos |
Varal de poemas |
Visitação à Exposição de Poemas |
...................................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário