Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto Consciência Negra e Oficina de Poemas



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
ESCOLA E.E.F.M. SUB-OFICIAL EDVALDO BRANDÃO DE JESUS – UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 10
BIBLIOTECA ESCOLAR PROFESSORA MARIA DO ESPÍRITO SANTO

PLANO DE AÇÕES DO 1º TURNO

NOME DA ATIVIDADE: Semana da Consciência Negra: O cinema e a poesia a favor da conscientização da igualdade de raças e solidariedade humana

PÚBLICO ALVO: alunos do Ensino Fundamental do 1º turno

LOCAL: E.E.E.F.M.Sub oficial Edvaldo Brandão de Jesus – Belém-Pará – na Biblioteca da escola

PERÍODO DE PREPARAÇÃO: de 30 de outubro a 14 de novembro de 2014
PERÍODO DE APRESENTAÇÃO: de 17 a 21 de novembro de 2014
RESPONSÁVEL: Professora lotada na biblioteca da escola no 1º turno - Rosália Souza de Oliveira

CONTATOS:
- E-mail: rosalia0605@yahoo.com.br
- Fones: TIM (91) 8269-5545  /  OI (91) 8804-2264  /  VIVO (91) 9229-7361
- blog: “Mais do que Palavras” – Disponível em: www.rosalia0605.blogspot.com

O QUE É A AÇÃO?: São duas ações da biblioteca da escola vinculada ao Plano Anual de Trabalho do próprio espaço pedagógico adaptadas para contribuir com o Projeto Consciência Negra da escola e está voltada para a educação da consciência da igualdade de raças através da leitura de textos cinematográficos e poéticos com vistas à um trabalho posterior trabalho de reflexão em grupo e produção textual, de desenhos e de trabalhos manuais.
OBJETIVOS:
- Promover debates a partir da exibição de filmes que abordem temáticas voltadas ao preconceito racial, valorização da igualdade de raças e superação de dificuldades provocadas pelo preconceito;
- Motivar, através de oficina de produção textual, a criação de poemas com a temática da igualdade de raças e a valorização social do negro, evidenciando a solidariedade como um valor essencial à convivência humana e a aceitação das diferenças;
- Propor a confecção de materiais para uma exposição no dia 21 de novembro a fim de divulgar a toda a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos durante a semana da consciência negra (cartazes, varal de poemas, máscaras africanas utilizando materiais recicláveis, pensamentos, mural de desenhos, etc.)


METODOLOGIA
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
- Organização de um cronograma – passo a passo da atividade;
- Divulgação da oficina;
- Período das inscrições;
- Preparação dos materiais para a oficina;
- Aquisição e organização dos materiais para a oficina;
- Realização da oficina:
1º dia
- Leitura de poemas dos livros selecionados pela professora e/ou outros;
- Apresentação de vídeos/slides sobre a temática a ser trabalhada e sobre o gênero poema e tipos de poemas de forma fixa, de forma livre, poemas concretos, poemas narrativos, etc...
- Atividades do dia: Criação de quadrinhas populares, amorosas, temática.
   1º TEXTO BASE: O buraco do tatu (Sérgio Caparelli)- exercício quadrinha, sugerir outros.
2º dia
- Apresentação de slides sobre intertextualidade;
- A retextualização de texto narrativo para a forma de poema:
ü  Deu no jornal: trazer jornal para que os alunos procurem notícias interessantes e transformem em poema;
ü  Receita de poesia: trazer receitas simples ou livro de receitas para a criação de um poema com essa forma;
ü  Poema história: Transformar uma narrativa conhecida em poema narrativo;
ü  Mostrar exemplos do que fazer (criação da própria professora);
ü  Solicitar uma das produções aos alunos;
ü Exercício do haicai;
ü Esboço da história.
3º dia
- Produção do poema final com a temática da solidariedade: os alunos podem aproveitar as quadras temáticas e aumentar de tamanho ou escrever outro para a exposição;
- Digitação e ilustração do material para a exposição.


PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
- Seleção prévia de títulos a serem exibidos durante a Semana da Consciência Negra;
- Aquisição dos filmes selecionados – baixar da net, locar ou pedir emprestado;
- Convocação de um pequeno grupo de alunos (10) para assistirem ao vídeo musical “Quem planta Preconceito” (do grupo Natiruts) e curtas metragens sobre a temática e discutirem sobre o que produzirão para a exposição do dia 21 de novembro, com mostra de exemplos feitos pela própria professora;
- Organização dos materiais necessários para a exibição ao público que irá participar do grupo de produção de materiais - seleção do curta e slides com sugestões de modelos do que se pretende produzir para o dia da exposição;
- Produção e/ou entrega dos materiais para a exposição na biblioteca;
- Arrumação do local ao modelo de uma sala de projeção para acomodar uma turma inteira. Se necessário, colocar mais cadeiras, tapetes e almofadas - combinar com os colegas para não reorganizarem o espaço durante a semana de exibição;
- Reprodução dos filmes na própria biblioteca;
- Solicitar ao final de cada seção que cada aluno produza ou traga algum objeto da cultura negra para a exposição do dia 21 de novembro (adereços, vestimentas, armas, comidas típicas, instrumentos musicais, etc...);
-Trabalho posterior: Utilização do horário vago para discutir a temática do filme assistido com os alunos em classe, associando a temática da superação do preconceito racial ao da temática da solidariedade a partir da expressão “Fazer o bem sem olhar a quem.”

 Divulgação dos resultados:
- Exposição de materiais da cultura afro-brasileira no dia da culminância da Semana da Consciência Negra promovida pela escola.
- Exposição dos poemas no dia da culminância das atividades relativas à temática da solidariedade no evento Show de Talentos (em 29/nov/2014).

CRONOGRAMA:
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
DATA/PERÍODO
ATIVIDADES
30/out
Organização de projeto e cronograma
03/nov
Divulgação da oficina e início das inscrições
07/nov
Final das inscrições
de 4 a 7/nov
Preparação dos materiais teóricos para a oficina
De 4 a 7/nov
Aquisição e organização dos materiais necessários para a oficina
11/nov
Início da oficina
13/nov
Término da oficina
14/nov
Convite à toda a comunidade escolar a participar do varal de poemas
21/nov
Divulgação dos resultados: Exposição (painel de poemas)


PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
DATA
ATIVIDADES
30/out
Seleção de títulos
de 31out
 a 13/nov
Aquisição de filmes
de 10 a 13/nov
Convocação do grupo que vai assistir aos curtas e participar da exposição
13/nov
Organização dos materiais, modelos e ideias
de 14 a 20/nov
Produção e/ou entrega dos materiais para a exposição na biblioteca
17/nov
Preparação da sala para a projeção dos filmes;
de 17 a 20/nov
Reprodução dos filmes na própria biblioteca
21/nov
Exposição dos materiais coletados e/ou produzidos pelos alunos



REFERÊNCIAS:
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Literatura História e Texto, vol 1. 5ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de & MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas (Coleção Estudos em EJA). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Pgs. 153-181 (sobre sequências didáticas com gêneros diversos)

PENNA, Mauro. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2014. Pgs. 208-230 (A fala como recurso na Educação Musical: possibilidades e relações.)

FOTOS DE TODO O PROCESSO:
Dia 29 de novembro: Apresentação de jogral no Show de Talentos
Certificação dos participantes
Fotos diante do Varal de exposição dos poemas produzidos
Varal de poemas
Visitação à Exposição de Poemas


...................................................................................................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário