Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ainda na 2ª avaliação

Estas são questões retiradas de um texte, do qual selecionei duas questões simples para comentar aqui neste espaço.
Vejam o resultado "inesperado" depois da aplicação desta prova em uma turma de concluintes do ensino médio!!!


COMANDO: Indique os sentidos possíveis das palavras em destaque:

Aqui a saída (da escola) é que vai ficar difícil para esta aluno. Alguém saberia me explicar o que o indivíduo pretendia dizer na resposta da frase "b"? Como seria usar sapato preto misturado com o branco? Usar um sapato de duas cores ou um pé de cada cor, talvez! Fiquei em dúvida diante da colocação.

Pelo jeito este aluno está sem saída mesmo! Não sabe nem a diferença entre o "difícil" e o "demorado"!!! Sem contar que ele disse a mesma coisa (em duas versões). O comando pedia sentidos possíveis (portanto, duas ou mais possibilidades de se entender o enunciado) e não a retextualização da primeira resposta.

Será que o comando não estava claro o suficiente?

Nesta outra questão, foi solicitado que os alunos comparassem 3 frases e depois respondessem aos questionamentos feitos.

FRASES:

O trem-de-ferro atravessou a rua, enquanto os carros esperavam.

O trem-de-ferro atravessa a noite, a madrugada, o dia.

O trem-de-ferro atravessou a minha vida, / virou só sentimento.

Um dos questionamentos foi:

COMANDO: Em qual delas (das 3 frases acima mencionadas) o verbo atravessar ganha um sentido figurado, completamente do sentido comum do dicionário (que é transpor, passar para o outro lado)? O que essa palavra passa a significar, então?

Vejam o resultado!

Bom! Eu não entendi até agora. Mas é óbvio que o sentido figurado é uma variação (de uso da palavra) do sentido comum. Essa questão simplesmente não foi respondida.


Pois é, né? Trabalho escravo ainda existe. Acreditem!. Até mesmo nas estradas de ferro. Coitadinho do trem (só ele não tem direito a descanso)!!! Isso é um belo exemplo de "prosopopeia", já que o assunto aqui era "Figuras de Linguagem".


O condutor aqui devia ser o "Coelho Branco", personagem de "O Mágico de Oz". Aquele que vive correndo, está sempre olhando para o relógio e sempre reclamando que está atrasado! Por isso não pode parar nunca. Rsrsrs.


Depois comento as possibilidades de respostas quando postar o gabarito do teste.

Agradeço se entrarem no blog e deixarem um comentário.

Até breve!

2 comentários:

  1. Estou adorando a sessão "Pérolas da Rô". Ando dando muita risada pra não chorar.
    Bjs.
    Cinara Cavalcante

    ResponderExcluir
  2. É, Cinara. O que não nos faz rir pode nos matar! Rsrsrs. Por isso criei esta sessão. É preciso tirar algum proveito dos erros e nada melhor para corrigi-los do que conversar sobre eles.
    É importante saber que utilizo esta sessão para introduzir aulas de gramática e produção textual.
    Não deixe de dar uma espiadinha sempre que puder.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir