Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Difícil, hein!!!

Essas são as primeiras pérolas que recolhi durante o período da segunda avaliação. Não gostaria que fosse assim, mas já que precisamos aprender com os erros, vamos começar pela análise dos atentados à língua escrita cometidos por nossos queridos alunos.
Ah! Todas as "aberrações" que porventura aparecerem por aqui são verídicas, porém, por questão de ética não serão revelados os nomes dos autores e as turmas ou as escolas onde tais "fenômenos" aconteceram.
Vamos às pérolas:

Estes fragmentos abaixo fazem parte de um mesmo trabalho:

Hummmm! Difícil é saber por onde começar!
Além do problema com a ortografia de "publicado", podemos verificar a falta de acentuação no verbo (é), uso de letra minúscula em início de substantivo próprio (Isto é - nome da revista) além de um grave problema de coesão textual (com o uso inadequado do pronome cujo, que só deve ser usado para indicar posse).
O trecho reescrito de maneira mais adequada ficaria: O texto foi publicado na revista "Isto é", que é bastante popular entre os leitores.
Eu ainda eliminaria a generalização:
O texto foi publicado na revista "Isto é", que é bastante popular para a maioria dos leitores. (Melhor assim, não é?)


Aqui o problema ultrapassa os limites da ortografia e alcança o nível sintático. Primeiro, a palavra cada, pede concordância com o singular (cidadão) a não ser que estivesse na expressão "cada um dos". A sequência depois do primeiro ponto é uma alternância indiscriminada entre singular e plural. Vamos corrigir a concordância: O autor argumenta com informações mostradas na mídia nos dias de hoje. Aproveitem para observar a ortografia correta da palavra destacada (em azul) no trecho. A propósito, o plural de cidadão = cidadãos.

Ou seja, o texto do artigo se dirige aos cidadãos brasileiros mas não traz nenhuma novidade. O autor de tal resposta só esqueceu que, em se tratando de política (que era o assunto do artigo), o brasileiro tem memória curta.

O destaque (merecido) aqui é para a partição da palavra "abordado". Se fica melhor com bordado ou sem bordado, o fato é que com as florezinhas a imagem ficou mais simpática. Ironias à parte, não vou nem corrigir esta sequência porque ela me parece sem sentido, pois, faltou uma explicação melhor para o fato de algo que é ultrapassado ser ótimo e abordado na atualidade. O caso aqui é um problema de semântica. Este trecho teria de ser totalmente reescrito para fazer sentido.

Hum?! Alguém entendeu???


Acho que esse foi o caso que envolveu a autoria deste trabalho. A afirmação resumiu bem o "afinco" com que a equipe trabalhou.
É isso mesmo. O trabalho foi feito em equipe!!!
Sem mais comentários e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário