Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Participação na I Feira Bragantina do Livro

No dia 23 de outubro do ano passado, a Biblioteca Escolar Yolanda Pereira da Silva, do Bordallo, marcou presença na I Feira Bragantina do Livro, que foi realizada pelas coordenadoras do SIEBE.
A Escola Bolívar Bordallo montou um stand com a demonstração do resultado do I Sarau Cultural BBS, do qual foram escolhidos dois poemas vencedores: 1 para representar o Ensino Fundamental e 1 para representar o Ensino Médio.
Nossos alunos fizeram bonito e levaram o primeiro lugar em ambas as categorias neste evento. Deram uma lição de criatividade, força de vontade e amadurecimento na produção textual e uso da linguagem escrita e poética!
Alunos assim são um orgulho para qualquer escola.

Vejam algumas fotografias!


Profª Gevaci, eu e profª Clara, nossa diretora

Os alunos vencedores:Alcione e Fabielly (EM) e Jean (EF) - Parabéns!

A dupla de alunos que "encarnaram" Yolanda Pereira e Bolívar Bordallo no stand
Responsáveis pelo atendimento do público no stand da escola

Projeto I Sarau Cultural BBS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
1ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO
E.E.DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO “PROF. BOLÍVAR BORDALLO DA SILVA”



I SARAU CULTURAL BBS
“A poesia em evidência!”






ANO: 2009

DIRETORA:
Profª. Espec.Clara Orminda da Silva Matos

COORDENADORIA PEDAGÓGICA
Profª Carmem Lúcia Ferreira Costa
Prof.Espec. Luís Augusto Santa Brígida Soares
Profª Lúcia de Fátima Assis Brito
Profª Nádia Sueli Araújo da Rocha
Prof. Robson de Sousa Feitosa
Profª Tatiana de Sousa Silva

PROPONENTES:
Profª: ROSÁLIA SOUZA DE OLIVEIRA (Responsável pela Biblioteca Escolar – turno: manhã)
Profª: MARIA GEVACI TAVARES SANTOS (Responsável pela Biblioteca Escolar – turno: tarde)


Bragança – Pará
Setembro / 2009

I – IDENTIFICAÇÃO



1.1 - Título do projeto: I Sarau Cultural BBS: poesia em evidência!
1.2 - Unidade Escolar: Escola Estadual de Fundamental e Médio “Prof. Bolívar Bordallo da Silva”
1.3 -Endereço: Trav. João Paulo Ribeiro S/N – tel. 3425 1516
1.4 – Município: Bragança – Pará CEP: 68600-000
1.5 – Cursos: Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), Médio Regular (1ª a 3ª Séries) e Médio de Educação de Jovens e Adultos (1ª e 2ª Etapas).
1.6 – Público alvo: Alunos




“Há uma canção que já não fala,
Que se recolhe dolorida.
Onde, o lábio para cantá-la?
Onde, o tempo de ser ouvida?”

(Cecília Meireles - Canção)



II – JUSTIFICATIVA
Na escola, na maioria das vezes, não se valoriza o hábito de ler poesia, pois a leitura obrigatória de textos mais urgentes, de acordo com o programa curricular, se sobrepõe ao simples prazer de desfrutar textos mais herméticos pela sua conotação, como é a poesia.
Por isso, a idéia de um evento para valorizar a produção poética na Escola surgiu dentro do Plano de ação anual da Biblioteca Yolanda Pereira da Silva, que no ano de 2008 não pôde ser colocado em prática devido à ocorrência de uma greve do corpo docente, bem como da reforma do espaço pedagógico.
Nas salas de aula, exige-se muito mais do aluno com relação à escrita de textos em forma de prosa e em textos mais objetivos do que os em forma de poema, carregados de subjetividade, o que tolhe um pouco o aspecto da criatividade, já que as poesias podem dar uma maior margem ao aspecto criativo do indivíduo, tanto no uso da linguagem quanto na organização formal do texto e das idéias apresentadas nele.
Em função disso, e como está iminente a I Feira Bragantina do Livro (sob o tema Bragança), organizada pelo SIEBE que requer o apoio das Bibliotecas Escolares, pensou-se em realizar o I Sarau Cultural BBS para motivar a produção e leitura de poesia entre os estudantes, bem como selecionar dentre os participantes um representante discente de cada nível de ensino para representar a Escola Bolívar Bordallo no Evento citado anteriormente, que será realizado no dia 24 de outubro deste ano.
O papel da biblioteca nesse sentido, além de querer motivar a leitura e a produção desse gênero textual (o poema), é tentar resgatar o lado criativo do indivíduo, ou seja, sua produção textual mais carregada de marcas de individualidade e tentar suprir essa lacuna no processo da criatividade além de contribuir para proporcionar a troca de experiências literárias de quem já desenvolveu um certo gosto pelas letras, já que, de acordo com o Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, o sarau é uma “reunião de pessoas amantes das letras, para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso”.
Com a realização desse I Sarau Cultural BBS, espera-se motivar o corpo discente para a produção de textos poéticos escritos bem como para a produção oral através da leitura expressiva ou declamação livre das obras criadas pelos participantes. Também, através de uma dinâmica cultural que envolve a preparação do evento pretende-se induzir a busca de informações sobre a cidade de Bragança através de pesquisas para o aprimoramento da produção das poesias que devem ser encaminhadas à I Feira Bragantina do Livro para bem representar o corpo discente da escola dentro de um viés interdisciplinar, mas, sobretudo, valorizar o que Bragança tem de melhor e proporcionar o melhor conhecimento do lugar onde vivemos.

III – OBJETIVOS:
a) GERAL:
Proporcionar aos estudantes e comunidade um momento de lazer e cultura com a finalidade de motivar a leitura e a escrita, bem como o desenvolvimento da expressividade diante de um público interessado.
b) ESPECÍFICOS:
• Motivar a leitura
• Proporcionar um momento de declamação e escuta de poesias para trabalhar o aspecto da oralidade e da atenção
• Encontrar os talentos escondidos entre os discentes
• Buscar apoio para a realização das atividades conjuntas entre os professores de classe e os professores bibliotecários


IV – METAS
• Proporcionar a compreensão do que é uma produção textual motivada e destinada a um fim específico.
• Proporcionar na escola um momento de expressividade lúdica.
• Organizar o sarau para ser mais um evento anual da escola.
• Alcançar a parceria entre os discentes para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar efetivo.
• Trabalhar em parceria com professores das diversas disciplinas na elaboração de atividades culturais para os próximos saraus.



V – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
• Divulgação da I Feira Bragantina do Livro ao corpo docente;
• Solicitar o apoio aos professores de Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia e Sociologia (a produção deve ser concluída dentro da aula de Língua Portuguesa após uma pesquisa sobre Bragança);
• Agendar uma data junto à direção da escola;
• Selecionar os 20 melhores textos de cada turno para participarem do Sarau da escola (após a seleção feita pelo próprio professor de classe – que deve ser de 5 textos por turma);
• Elaborar a ficha de inscrições;
• Elaborar os critérios de avaliação e a ficha do corpo de jurados;
• Organizar as inscrições dos alunos (que devem ter seu texto digitado e anexado à ficha de inscrição preenchida na Biblioteca da Escola). A inscrição deve ser feita separadamente para os níveis de ensino Fundamental e Médio (em duas sequências que devem ser obedecidas no dia da apresentação);
• Compor um júri (com três ou quatro membros) julgar e selecionar a produção vencedora (uma de cada nível de ensino).
• Enviar aos membros do júri, antecipadamente, um envelope contendo cópia de todos os textos inscritos e a ficha de avaliação, para avaliarem a produção escrita e atribuir uma nota de 5 a 10 aos critérios predeterminados pela biblioteca. A esta nota, deve ser acrescentada a pontuação da performance avaliada no dia do evento segundo critérios de apresentação dados ao conhecimento do júri logo após a composição da banca julgadora.
• Enviar convites e o folder com a programação para a 1ª URE, escritores da cidade, meios de comunicação local e demais escolas.
• Escrever o “script” do evento;
• Nomear um mestre de cerimônias para apresentar a sequência das atividades do sarau;
• Montar o roteiro de atividades para o dia do evento baseado nas idéias abaixo:
a) Entrada: Fundo musical (com músicas clássicas, regionais e poemas musicados);
b) Abertura: Palestra com um escritor/poeta da cidade sobre o Tema: A arte de escrever poesia. (o mesmo palestrante deve dar início ao sarau após um convite do mestre de cerimônias).
c) Composição do júri e entrega da ficha com os critérios de avaliação da produção escrita e performance do declamador.
d) Início do sarau. Para dar início ao evento, o mestre de cerimônia deve convidar o mesmo poeta que deu a palestra para iniciar o I Sarau com uma/mais uma de suas poesias. Deve avisar ao júri que esta primeira apresentação não está sob avaliação e que logo após a apresentação do poeta, cada membro inscrito deve ir se sucedendo sem a necessidade de ser anunciado, conforme a ordem de inscrição;
e) Cada participante deve fazer sua própria apresentação (conforme modelo previamente estipulado) e declamar sua poesia (que pode ser lida).
f) Após o evento, enquanto estiver sendo apurado o resultado da seletiva, pode-se programar uma apresentação cultural para o entretenimento do público ou então continuar o sarau em caráter espontâneo.
• Realização do evento
• Divulgação das atividades desenvolvidas na Rádio-Escola e meios de comunicação local (rádio, TV, jornais, sites).
• Envio dos textos vencedores à coordenação do SIEBE (até o dia 15 de outubro)



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Conforme prederminação da equipe de coordenação do Sarau



CONCLUSÃO

O papel da biblioteca na escola tem se resumido a um espaço para busca de informações apenas para pesquisas solicitadas em sala de aula, e, em sua maioria, não têm dado importância à motivação para a leitura livre. Porém, a biblioteca escolar deve ser um instrumento indispensável de ligação entre professor e aluno na elaboração das leituras e pesquisas, buscando sempre um melhor conhecimento e influenciando o hábito da leitura, tornando o aluno mais crítico, já que ensino e biblioteca não se excluem, completam-se.
Sendo assim, esta proposta do I Sarau Cultural BBS só vem contribuir para concretizar o Plano de Ação construído no planejamento anual das professoras bibliotecárias lotadas neste espaço, visando, contribuir com o ensino e provocar o debate acerca da ação pedagógica dessa instituição no âmbito da produção de sentido na leitura e da produção textual no ensino básico.
Um evento dessa natureza pode servir de motivação tanto para a pesquisa quanto para o desenvolvimento da criatividade lingüística. Por isso, este projeto será desenvolvido com os alunos dos três turnos sob a coordenação das Professoras Bibliotecárias e a orientação dos professores de Língua Portuguesa auxiliados pelos professores de História, Geografia, Artes e Sociologia para tornar o trabalho mais dinâmico e produtivo e consequentemente mais interessante, capaz de bem representar o corpo discente da Escola BBS em eventos fora dela.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

MEIRELLES, Cecília. Poesia Completa, vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

ANEXOS:

1. Critérios de avaliação:

a) Critérios de avaliação do texto escrito:
• Fidelidade ao tema (O tema é bastante abrangente, basta o candidato escolher um ou mais aspectos sobre a cidade de Bragança e desenvolver o texto)
• Criatividade (Diz respeito ao modo pessoal de criação textual, pode se tratar de marcas de subjetividade tanto formal quanto de conteúdo. É o modo particular como o candidato tratou do tema.)
• Conteúdo interdisciplinar (Os professores de LP da classe foram orientados a pedirem apoio aos professores de Artes, História, Geografia e Sociologia para ajudar no embasamento teórico sobre o tema. Os poemas criados devem refletir esse aprendizado interdisciplinar.)
• Uso da linguagem literária (Refere-se ao uso das figuras de linguagem, rimas/ritmo e outros pertinentes à criação poética. Lembrando que uma poesia pode ser apresentada em forma de prosa).


b) Critérios de avaliação da apresentação:
• Postura (O modo como o candidato se apresenta no palco e a relação desse comportamento com o texto).
• Dicção (Avaliação quanto aos aspectos da fala do indivíduo, tais como, altura, prosódia e clareza.)
• Entonação (Refere-se à melodia da poesia que confere expressividade à declamação e contribui para a compreensão dos significados do texto.)
• Comunicação com o público (Relação entre a exposição oral e seus efeitos na plateia. Aqui deve-se verificar se o texto/declamador chamou a atenção do público ouvinte a partir da performance.)



P.S.: As fotografias do I Sarau BBS estão postadas em Biblioteca ou Eventos. Confiram!
E para este ano de 2010, o II Sarau está previsto para o início de dezembro e vai ser desenvolvido juntamente com a equipe do Natal Bordaliano.
Aguardem!

Fotos do I Workshop Interdisciplinar BBS

Acho que deveria ter feito essa postagem em julho (já que não escrevi nada por aqui porque estava curtindo minhas férias), mas só agora é que tive tempo para isso. Do dia 1º ao dia 06 de setembro, os alunos da Escola Bolívar Bordallo estarão envolvidos nos Jogos da Semana da Pátria e por isso não haverá aulas. Como para essa atividade desportiva há um grupo de professores que cuidam disso (principalmente os professores de Educação Física e alguns poucos que apreciam esportes), e os demais docentes ficam sem atividade nesse período, a diretora da escola, profª Clara Matos, desde o ano passado criou para esta semana um projeto para atribuir uma função aos demais professores que não estarão presentes no ginásio de esportes. Assim, realizou-se o I Workshop Interdisciplinar BBS, que consistiu em uma série de oficinas de capacitação docente para a utilização dos espaços pedagógicos alternativos existentes no estabelecimento, tais como: a biblioteca, o laboratório multidisciplinar, o laboratório de reciclagem e o laboratório de informática. Como uma das responsáveis (no 1º turno) pela Biblioteca Escolar "Yolanda Pereira da Silva", organizei, juntamente com minha colega do 2º turno (a do 3º estava de licença saúde), uma Oficina voltada para a utilização da biblioteca em atividades cotidianas de sala de aula, com a utilização da leitura e também com orientações de como auxiliar o aluno na tarefa da pesquisa. O título da oficina foi: “Desvendando os mistérios do texto e da pesquisa!”, que foi realizada na primeira quarta-feira de setembro. Como eu não havia criado meu blog em setembro do ano passado, vou postar algumas fotos da primeira oficina neste post.

1ª atividade da oficina: Tour na BE...


... reconhecendo o espaço e o acervo


Palestra da Profª Gevaci

Minha palestra...

... Orientações sobre referências bibliográficas e eletrônicas

Grupos trabalhando na montagem de projetos de pesquisa

Orientações aos grupos de trabalho

Fim das atividades no período da manhã

Certificação no final do Workshop, no Laboratório de Informática

P.S.: O projeto do I workshop pode ser encontrado em Projetos ou Biblioteca. E vc pode visualizar o slide da minha palestra clicando no link a seguir:
I Workshop Interdisciplinar BBS

Nele você vai encontrar dicas de como utilizar a biblioteca da escola e de como organizar a referência bibliográfica e eletrônica em sua pesquisa.
Façam bom proveito!

Como o evento foi um sucesso e contou com a aprovação de todos os professores, este ano, a experiência vai se repetir com novas oficinas oferecidas pelos mesmos espaços pedagógicos.
Para a oficina do espaço Biblioteca Escolar, eu e minhas duas colegas de trabalho (profª Gevaci e profª Alzira) escolhemos trabalhar a motivação da leitura junto ao público docente através do tema: "Professor leitor, ensino motivador!" (título ainda provisório). A intenção é fazer com que o professor seja mais assíduo a este espaço antes de pretender que seus alunos o sejam.

Aguardem a postagem com as fotos da segunda oficina!

De olho na charge

Riam dessa, se puderem!!!

Detalhe da conversa entre os dois alunos:
- Quem é Machado de Assis?
- Sei lá!

Ora vejam só!
Como eu já falei antes, o que é trágico pode parecer cômico na visão do chargista. Mas é triste observar hoje em dia o que acontece com a cultura geral de nossos alunos.
Vejamos o detalhe da charge em uma aula de Literatura:
Um aluno pergunta ao outro: Quem é Machado de Assis?
Ao que o outro responde: Sei lá!
Não conhecer Machado de Assis parece para nós um pecado mortal! Mas às vezes, pensamos que o chargista "exagera na dose" de ironia.
O problema é que isso não é exagero, não. É o mais puro reflexo da verdade!
Imaginem que, ano passado, "encomendei" uma pesquisa bibliográfica aos meus alunos (do 3º ano do E. Médio) e fiz a recomendação de que a pesquisa fosse digitada e ilustrada. Até aí, tudo bem. Cumpriram a tarefa conforme a exigência. Mas ao corrigir os trabalhos, tive uma surpresa com a grande ilustração do escritor Camilo Castelo Branco: o aluno simplesmente colocou em seu lugar uma enorme ilustração do ex-presidente do Brasil, Castelo Branco.
Querendo me enganar, pensei comigo: Confusões com homônimos costumam acontecer com frequência, e por um descuido (o aluno provavelmente não leu a legenda da foto na internet) isso acabou acontecendo.
Porém, a gota d'água (e ainda na mesma classe), foi a constatação de que entre 42 alunos da sala, nenhum deles sabia quem é o Ziraldo!!!
Vamos combinar que, não saber quem é Machado de Assis (que já morreu há muito tempo) e não saber como é o rosto de Camilo Castelo Branco (que nem brasileiro era), entre uma geração que quase não lê clássicos da literatura por causa da internet, é até perdoável. Mas não saber quem é Ziraldo, que volta e meia está dando entrevistas na TV, lançando novos livros, sendo adaptado para o cinema (entre outras coisas) é o fim do mundo para uma geração que está se mostrando totalmente alienada, mesmo com a tecnologia ao seu alcance.
Afinal, para que está servindo a internet e todas as parafernálias tecnológicas de que dispomos hoje para nos auxiliar a adquirir conhecimentos?
Deixo essa reflexão e devo dizer que precisamos fazer alguma coisa. E rápido!
Será que não está na hora de colocarmos as mídias a nosso favor?
Podemos fazer isso transformando-as em ferramentas de ensino para assim, fazer com que elas deixem de agir contra nós, deseducando e alienando nossos alunos.
Da próxima vez, vou pensar uma atividade educacional para ser desenvolvida no ORKUT, uma das febres do momento entre os meus alunos.
Quem tiver uma boa idéia sobre isso, pode deixar em forma de comentário.
Eu agradeço!

Esboço do primeiro texto escrito

No dia 04 de agosto, os alunos do 3º ano, turma 315, produziram o primeiro esboço de um artigo de opinião baseados nas questões polêmicas da aula anterior. Depois, esses textos serão corrigidos e devolvidos para os alunos reescreverem, quantas vezes forem necessárias.
A melhor produção será encaminhada para uma comissão julgadora e concorrerá com os textos dos demais estudantes da escola.
Sendo escolhida para participar da próxima fase, ou não, publicarei aqui neste espaço o melhor artigo produzido nesta classe, desde seu esboço inicial até a produção final.
Aguardem!
Por enquanto, fiquem com as fotos deste momento de criação:




Atividades na Biblioteca


No dia 30 de junho, os alunos do 3º ano, turma 315, foram à biblioteca da Escola desenvolver duas tarefas referentes às Oficinas das Olimpíadas de Língua Portufuesa. A primeira delas foi a montagem de pequenos textos envolvendo os operadores argumentativos (aula sobre a coesão textual). A segunda atividade foi a criação de situações problema do município para depois obter delas um questionamento polêmico que serviria como base para a escrita do primeiro esboço de um artigo de opinião.
Na verdade, o primeiro esboço do artigo já deveria ter sido escrito neste momento, mas não deu tempo. Ficou para a próxima aula.
Registrei esse momento com fotos dos alunos trabalhando (sempre em grupo).
O resultado da 2ª atividade postarei a posteriori.



Mini-textos da 1ª atividade montados


GT 01


GT 02


GT 03


Todos


Discutindo a respeito da questão polêmica


Essa atividade deu trabalho!




Foi difícil...


... mas conseguiram!