Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATIVIDADE EXTRA 101 - 102

Aqui está, turmas! O trabalho para complementar a nota da 1ª avaliação na disciplina Língua Portuguesa. Façam as atividades de acordo com os passos abaixo:
- Leiam o texto;
- Copiem as questões dadas, juntamente com os itens de identificação;
- Cliquem na opção "um comentário";
- Leiam o modelo (onde será postado o gabarito) e localizem a caixa de texto logo abaixo;
- Colem as questões na caixa de texto e as respondam;
- Identifiquem seu trabalho completando o cabeçalho com nome completo (dos dois alunos) e turma;
- Publiquem.
Ah! Não esqueçam que o trabalho PODE ser feito individualmente ou em dupla (preferencialmente em dupla) e DEVE ser postado até 31 de maio (sábado) às 12 horas (meio-dia).
Bom trabalho!

TEXTO:

    O título do texto faz referência a uma conhecida marchinha de carnaval criada em 1938 por Braguinha - também conhecido como João de Barro - e Alberto Ribeiro. Tornou-se sucesso internacional na voz de Carmem Miranda e foi gravada também por Caetano Veloso na década de 1960. Eis o Refrão da música:

"Yes! Nós temos banana
   Banana pra dar e vender
   Banana, menina, tem vitamina
   Banana engorda e faz crescer."

COMANDO GERAL - Leia os textos acima e faça o que se pede:
Identificação

NOMES: 1.
                2.
TURMA:
Questão 1. Observe o último quadrinho da tira. A palavra BANANAS, no 1º balão, foi empregada, no contexto, no sentido denotativo ou conotativo? Diga qual é o seu significado.
R=
Questão 2. O homem magro e sem boné do último quadrinho da tira é a caricatura do próprio cartunista Angeli. Ao dizer "Ora, tá falando com um", ele quer dizer "falando com um banana". Considerando a tira como um todo, que sentido tem a palavra BANANA nesse novo contexto? Nesse caso ela foi empregada denotativamente ou conotativamente?
R=
Questão 3. Levando em consideração o texto base (a tira) e o trecho da canção "Yes! Nós temos banana", diga qual é a estrutura (texto em verso ou texto em prosa) de cada um dos textos, evidenciando suas características básicas.
R=
Questão 4. De acordo com o contexto inteiro da tira e de sua relação com a canção e as observações feitas sobre ela, diga o motivo da existência da palavra YES, em inglês, no título da tira.
R=

TEMPO ESGOTADO! 
Hora: 17:30