Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OFICINA DE CORDEL

NOVA PROPOSTA DE TRABALHO DA BIBLIOTECA "MARIA DO ESPÍRITO SANTO" DA ESCOLA EDVALDO BRANDÃO DE JESUS

          Hoje, foi dado o início dos trabalhos relativos à oficina de cordel que ministrarei na biblioteca da Escola Edvaldo Brandão, para os alunos do 1º turno. Espero obter êxito como o da experiência da oficina de quadrinhos que realizei na escola Fé em Deus.
          Este trabalho está integrado ao "Projeto Civismo" que está sendo desenvolvido em toda a escola neste bimestre e terá culminância no dia 27 de setembro conforme agendado pela gestão escolar.
           Após a culminância postarei as fotografias.
         Logo abaixo, estou publicando o Roteiro das atividades e o cronograma completo do trabalho, desde sua concepção até sua realização.

Oficina de Leitura e Produção de Cordel:
uma viagem cívica ao mundo da literatura popular
OBJETIVOS
1.      GERAL:
- Despertar o gosto pela leitura do gênero cordel, bem como incentivar o leitor a produzir um folheto de cordel para a culminância do Projeto Civismo.

2.      ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o gênero cordel como obra de expressão popular;
- Conhecer alguns dos principais cordelistas do Brasil;
- Conhecer um pouco da história da literatura de cordel;
- Ler e ouvir produções em cordel;
- Produzir um folheto de cordel sobre as atitudes cívicas que podemos desenvolver no cotidiano a partir de pesquisas sobre civismo e discussões sobre o tema feitas em sala de aula sob a orientação dos demais professores.

PÚBLICO ALVO: estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (apenas um grupo de no máximo 15 alunos).
PERÍODO: 4 dias (10, 11, 15 e 16 de setembro)
CULMINÂNCIA: 27 de setembro de 2014 (exposição)
HORÁRIO: das 12h às 14h
LOCAL: Biblioteca da escola.

METODOLOGIA:
*      ATIVIDADES PRÉVIAS:
- Elaboração do roteiro de atividades;
- Seleção e download de vídeos sobre literatura de cordel;
- Agendamento da atividade junto à coordenação pedagógica da escola;
- Seleção do material em cordel existente no acervo da escola;
- Preparação dos certificados para a direção da escola assinar;
- Convite nas salas de aula;
- Organização dos materiais para a oficina;
- Inscrições de alunos.

*      1º DIA:
- Montagem de um varal de cordel;
- Recepção dos alunos com cafezinho e bolinhos lambe-dedo (motivação);
- Lavagem das mãos;
- Apresentação de vídeos sobre o que é literatura de cordel, cordelistas brasileiros e algumas histórias adaptadas do cordel;
- Fotografias dessa etapa do trabalho.

*      2º DIA:
- Leitura livre de algumas obras em cordel (originais e/ou adaptados);
- Observação das várias formas que pode ter uma obra em cordel;
- Apresentação do “cordel modelo” produzido pela professora;
- Seleção do assunto a ser utilizado como mote do cordel do aluno (pode se fazer um debate sobre os assuntos mais interessantes dentro da temática do civismo e a professora pode apresentar algumas sugestões de acordo com o que está sendo trabalhado pelos professores em sala de aula);
- Início da escritura do esboço da produção do aluno com a escolha do esquema de rimas (nesse estágio, a professora dará as diretrizes gerais para a produção e o aluno pode continuar em casa);
- Solicitar que os alunos tragam de casa uma bandeja de isopor (dessas que são utilizadas em embalagem de congelados, legumes e frutas no supermercado);
- Fotografias dessa etapa do trabalho.


*      3º DIA:
- Finalização da obra escrita à mão para a correção que deve ser feita pela professora;
- Produção da ilustração da capa do cordel, usando técnica em isopor imitando a xilogravura. Testar a matriz em uma página em branco. Caso seja necessário, refazer o trabalho até que ele esteja satisfatório;
- Correção dos trabalhos pela professora;
- Início da digitação do material concluído para ser enviado para a impressão
- Fotografias dessa etapa do trabalho.


*      4º DIA:
- Término da digitação do material concluído (para os alunos que não terminaram a tempo);
- Preparação da capa do folheto de cordel por cada aluno;
- Montagem dos cordéis;
- Fotografia da equipe com seu material pronto

*      CULMINÂNCIA:
- Montagem de um varal de cordéis no dia do encerramento do projeto civismo (agendado para um sábado letivo no dia 27 de setembro).

MATERIAIS NECESSÁRIOS:


ü  Leituras em cordel;
ü  Vídeos;
ü  Projetor;
ü  Caixa de som;
ü  Bandejas de isopor (embalagens);
ü  Tinta guache de várias cores;
ü  Palitos de dentes e de churrasco;
ü  Folhas de papel A4;
ü  Cópias xerográficas (mais ou menos umas 30 cópias) – para a impressão dos folhetos de cordel com 4 páginas no formato padrão de ¼ de página);
ü  Caneta, lápis, borracha e régua (materiais do aluno);
ü   Rolinho de esponja para pintura.

CRONOGRAMA 

DIA/MÊS
ATIVIDADES
27/08
Elaboração da Proposta de Trabalho
01/09
Envio da proposta para a técnica do SIEBE e coord. ped. da escola
de 27 a 29/08
Seleção e download de vídeos para a oficina
de 28/08 a 02/09
Separação do material existente no acervo da escola
02/09
Agendamento da oficina junto à coord. pedagógica
02/09
Preparação da matriz do certificado
03/09
Divulgação da oficina em sala de aula e cartazes
de 03 a 09/09
Inscrições para a oficina
de 10 a 16/09
Realização da oficina
27/09
Exposição do varal de cordéis produzidos pelos alunos
27/09
Entrega de certificados diante da comunidade escolar