Em janeiro de 2014, ainda no ano letivo de 2013, quando eu estava na biblioteca Sandra Santos da Escola Fé em Deus, realizei a oficina de HQ programada para este mês em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos que é dia 30 de janeiro.
O trabalho foi um sucesso!
Aqui estão as fotos que eu estava devendo:
Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.
terça-feira, 13 de maio de 2014
INSCRIÇÕES ENEM
Aí, galera! As inscrições para o ENEM já iniciaram ontem, quem estava esperando é só acessar o link abaixo:
http://enem.vc/?gclid=CJy6jaiHqb4CFU8Q7AodlCwAvw
Depois é só estudar bastante para ter sucesso no teste.
ATENÇÃO! As inscrições vão somente até o dia 23. Não percam!
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro.
Nos encontramos na sala de aula.
Até!
Profª Rosália Oliveira
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Atividades sobre figuras de linguagem - 2ª etapa EM - Odete Marvão
PARA AS TURMAS 201 E 202 - ATIVIDADE CORRIGIDA
COMANDO: Acompanhe a letra da canção "Quero Sim" de Paula Fernandes e identifique as figuras de linguagem presentes no trechos sublinhados no texto. Faça a análise dos trechos que precisam ser interpretados.
(Vejam a análise feita por mim nos trechos em vermelho)
Quero Sim
Às vezes,
sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida
Eu tô com
saudades
Da nossa amizade
Nesse trecho ocorre a metonímia, em que há a substituição da pessoa pelo sentimento que ela evoca (o concreto pelo abstrato) O normal seria: Eu tô com saudades de você.
Da nossa amizade
Nesse trecho ocorre a metonímia, em que há a substituição da pessoa pelo sentimento que ela evoca (o concreto pelo abstrato) O normal seria: Eu tô com saudades de você.
Do tempo em que a gente
Amava se ver
Eu não sou palavra
Eu não sou poema
Amava se ver
Eu não sou palavra
Eu não sou poema
Nos dois trechos há metáforas. Nas duas metáforas há a substituição de uma qualidade que o ser não possui sendo que essas qualidades são expressas por elementos não humanos (palavra e poema - apenas produções culturais próprias do ser humano), o que se contrapõe à qualidade efetivamente humana, expressa no verso seguinte.
Sou humana pequena
Sou humana pequena
Aqui neste verso, não há metáfora, mas há uma omissão do conectivo "e" - Sou humana e pequena. O verso conclui a ideia iniciada nos dois versos anteriores: Sou apenas uma pessoa pequena, cheia de defeitos e não uma obra perfeita como um poema construído com palavras exatas e belas.
A se arrepender
A se arrepender
Às vezes,
sou dia
Às vezes, sou nada
Às vezes, sou nada
Ambos os trechos grifados são metáforas especiais. O dia, que ao raiar, representa múltiplas possibilidades durante um tempo limitado, refere-se à possibilidade da pessoa SER o que desejar. No verso seguinte, em "sou nada", a ideia expressada é totalmente oposta. Considerando essa relação entre ideias opostas e, embora relacionadas a um mesmo ser se realiza em tempos diferentes (não são simultâneas), podemos dizer que a figura aí representada é uma antítese.
Temos também nesses dois versos a elipse, no sujeito oculto (eu)
Hoje, lágrima caída
Hoje, lágrima caída
Aqui também há duas elipses (uma delas mais precisamente chamada de zeugma, pois o termo omitido já foi citado anteriormente). Os termos são "eu" (o sujeito oculto) e o próprio verbo "sou". A expressão "Hoje eu sou lágrima caída", então, representa a tristeza pela qual passa o eu-lírico.
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Nesses versos há também a ocorrência de metáforas e elipses. A metáfora da fada representa, no eu-lírico, a característica sobrenatural, tranquila e boa. A metáfora da faísca pode estar se referindo aos estados de espírito mais agitados e inesperados, o que pode ser confirmado pela outra expressão metafórica do verso seguinte "Tô ligada na tomada", muito utilizada no cotidiano com significado de "estado de alerta, falta de sono e agitação".
As elipses podem ser observadas na ocultação do sujeito "eu" nos três versos e do verbo "sou" no segundo verso dos trechos sublinhados acima.
Numa noite mal dormida
Numa noite mal dormida
Se o teu
amor for frágil e não resistir
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
O exagero da expressão nesse verso é chamado de hipérbole.
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
O trecho em destaque é uma metáfora que representa o estado de solidão e isolamento do eu-lírico.
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
Metáfora que significa: Se você não demonstrar mais que me ama ou Teu olhar não é mais de apaixonado (a).
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
O primeiro trecho é uma prosopopeia que personifica um elemento abstrato (a saudade, como se ela fosse um fantasma com vontade própria).
O segundo trecho é uma hipérbole, pois a ideia de pra sempre é exagerada para dizer o quanto o sofrimento vai ser grande caso o outro deixe de amar o eu-poético.
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento
Diga
"sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Prove o sabor que tem o meu amor
A mistura de sensações que podem ser sentidas por diferentes órgãos dos sentidos é a sinestesia, presente nesse trecho: o AMOR (sentimento, emoção, que pode ser expressada por sensações táteis - através de reações físicas) e SABOR (perceptível através do paladar). Esse jogo de palavras foi empregado para dar mais beleza à expressão e torná-la mais poética, além de potencializar a força desse amor (ele pode ser percebido de várias formas = por órgãos dos sentidos diferentes). Este verso está claramente pedindo para que o ser amado experimente (prove) amar o eu-poético e ainda afirma que vai ser uma experiência agradável (vai gostar do sabor, vai ser uma experiência gostosa)
Cola em mim a tua cor
Cola em mim a tua cor
Metonímia que usa a substituição de "PELE" (elemento concreto) por "COR" (uma de suas características)
Eu te quero sim, sem dor
Eu te quero sim, sem dor
Metáfora que pode significar "PROBLEMA", "SOFRIMENTO".
Diga
"sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Às vezes,
sou dia
Às vezes, sou nada
Hoje, lágrima caída
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida
Às vezes, sou nada
Hoje, lágrima caída
Choro pela madrugada
Às vezes, sou fada
Às vezes, faísca
Tô ligada na tomada
Numa noite mal dormida
Se o teu
amor for frágil e não resistir
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento
E essa mágoa então ficar eternamente aqui
Tô de volta a imensidão de um mar
Que é feito de silêncio
Se os teus olhos não refletem mais o nosso amor
E a saudade me seguir pra sempre aonde eu for
Fica claro que tentei lutar por esse sentimento
Diga
"sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Diga
"sim", ouça o som
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Prove o sabor que tem o meu amor
Cola em mim a tua cor
Eu te quero sim, sem dor
Diga sim
Diga sim
Diga sim
Pronto, galera! Análise feita. Bons estudos e boa sorte na prova!
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Atividades de Revisão para a 1ª etapa EM - Escola Odete Marvão
Aí, galera!
Como
prometi, o último exercício antes da 1ª avaliação de 2014 está
respondido para que vocês confiram o resultado do trabalho de vocês
feito em casa.
Espero que tenham acertado tudinho e que vocês façam um ótimo teste!
Boa sorte para todos!
ATIVIDADES
DE REVISÃO: EXERCÍCIO CORRIGIDO
1. Leia o texto
“Soneto de Fidelidade” (de Vinícius de Moraes) e faça o que se pede:
a) Quantas estrofes tem o poema?
R= O texto possui 4
estrofes, 2 quartetos e dois tercetos
b) Qual é o seu esquema de rimas?
R= nos
quartetos ABBA ABBA (entrelaçadas ou opostas)
e nos
tercetos CDE DEC
Excetuando-se o primeiro e o último versos, as rimas que ocorrem entre
os dois tercetos e podem ser consideradas alternadas (DEDE). As rimas entre os
versos 9 e 14 (C) são misturadas.
c) O que é um quarteto?
R= Quarteto é uma
estrofe composta de 4 versos.
d) Qual é o assunto do texto?
R= O assunto do texto
Soneto de Fidelidade é o AMOR.
e) De acordo com os dois últimos versos, qual é a
visão do amor para o “eu-lírico”?
R= Se o amor não é
imortal, já que a paixão se acaba (comparação com a chama de um fogo que se
consome até apagar) e com o fim dessa paixão pode haver a separação entre os
amantes, ele pode ser cultivado de modo que possa ser vivido tão intensamente
para que possa ser lembrado para sempre e assim se tornar infinito, na
lembrança,mesmo após o fim do relacionamento.
2. O que é um
haicai? Qual é a origem deste gênero poético?
R= Haicai é uma composição em três versos e dezessete
sílabas poéticas que, tradicionalmente, aborda temas relacionados à natureza.
Sua origem é japonesa.
3. O que é uma
paródia? Ela existe apenas na música?
R= É uma imitação cômica de uma composição literária. A
paródia mais popularmente conhecida é a de músicas, porém ela pode ser feita
sobre qualquer composição, como as obras literárias, filmes, obras de arte
(pintura, escultura, arquitetura, desenho,...) ou qualquer outro gênero que
tenha um enredo que possa ser modificado.
4. O texto “O haicai
que não publiquei” (crônica de Cyro Mascarenhas) é um texto escrito em verso?
Explique, evidenciando suas principais características.
R= Não. O texto é uma crônica e está escrito da forma
convencional, em prosa. Como qualquer texto em prosa, está dividido em
parágrafos (7) e se constitui de linhas contínuas com um recuo (entrada) na
margem esquerda que delimita o início de um novo parágrafo. A última parte, o
haicai, escrita em verso, figura apenas como uma ilustração, exemplificando um
texto que o narrador havia escrito.
5. De acordo com a crônica citada acima, o
haicai de Cyro Mascarenhas, escrito antes do jogo Brasil x Holanda na Copa de
2010, expressa que resultado para esse jogo? A previsão do placar foi
confirmada? Que trecho do texto confirma sua resposta?
R= O haicai de Cyro Mascarenhas previa uma vitória para o
Brasil. Essa previsão não foi confirmada, pois o Brasil perdeu o jogo e isso
pode ser confirmado pela passagem “Amargamos derrota (...)” no final do sexto
parágrafo.
6. De acordo com o
texto “Copas do Mundo”, responda:
a) Quando aconteceu a 1ª Copa e em qual país?
R=A primeira Copa do
Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai.
b) Em que ano o Brasil sediou pela 1ª vez o evento?
Que país foi campeão?
R= O Brasil sediou a
Copa do Mundo pela primeira vez em 1950. O time brasileiro chegou à final e
jogou contra o Uruguai, perdendo a partida. O time uruguaio sagrou-se campeão
neste ano.
c) Quando o Brasil foi campeão da Copa do Mundo pela
primeira vez?
R=O Brasil foi campeão
do mundo pela primeira vez em 1958, na Copa disputada na Suécia.
d) Quantos parágrafos o texto possui?
R= O texto possui 13
parágrafos.
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