Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Revista Literária II

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
1ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EEEFM PROF. BOLÍVAR BORDALLO DA SILVA
PROJETO PEDAGÓGICO



Título
PROJETO REVISTA LITERÁRIA: ORIENTANDO A PESQUISA E MOTIVANDO A LEITURA



Professora: Rosália Souza de Oliveira
Tutor: Raphael Jonatham de Oliveira Soares



BRAGANÇA-PARÁ
AGOSTO/2010





TÍTULO: PROJETO REVISTA LITERÁRIA: ORIENTANDO A PESQUISA E MOTIVANDO A LEITURA
PÚBLICO ALVO: alunos da 2ª etapa do Ensino Médio da Escola Bolívar Bordallo em Bragança-Pará

QUESTIONAMENTOS:
- Os alunos da escola são bons leitores?
- Como está a qualidade da pesquisa dos estudantes desta escola?
- Como os alunos podem desenvolver uma competência satisfatória da leitura e da pesquisa?

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.
A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Por isso, a capacidade do ser humano de compreender os textos depende da relação entre o cérebro e os olhos.
Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam no significado daquilo que vêem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde em sua essência.
Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas respostas a questões analítico-discursivas, já que o ato de escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de aprendizagem insatisfatório.
Necessita-se urgentemente combater essa realidade em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir uma pesquisa que envolva conhecimentos críticos sobre a realidade, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação. É necessário também envolver os educandos na produção de textos de diversos gêneros para que passem a compreender o processo de leitura de modo integral em que a estrutura do texto. bem como a linguagem apropriada a cada gênero possam contribuir também com o entendimento do conteúdo.
Para tanto, é necessário que se desenvolva uma compreensão primeira sobre o próprio ato de ler, envolvendo os vários tipos de leitura que se pode fazer e os objetivos de cada um deles. Depois, há de se esclarecer as várias estratégias que se pode colocar em ação no momento de uma leitura, como por exemplo: a estratégia de seleção (através da qual selecionamos o que é necessário focalizar), a estratégia de antecipação ou inferência (previsões sobre o conteúdo do texto, que podem ser confirmadas ou não) e a estratégia de checagem (confirmação dos dados previstos durante a inferência). E qualquer que seja o objetivo de uma leitura sempre vai envolver essas estratégias, mas é importante levar em consideração que ninguém vai ler algo com atenção se não vê uma utilidade nessa leitura, pois lemos e escrevemos sempre para atender a uma necessidade pessoal.
Por isso, no desenvolvimento do trabalho com os conteúdos de Literatura do nível médio de ensino, optou-se por trabalhar a montagem de uma revista, pois além de ser um dos suportes que carrega uma variedade de gêneros, é também um dos materiais de leitura mais apreciados pela maioria dos estudantes.
Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura e aprimoramento na pesquisa escolar, pois, acredita-se que somente através do interesse do próprio leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita, já que “o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação”. (KOCH & ELIAS, 2006:11)


OBJETIVOS:
l Geral:
- Desenvolvimento de motivação para a leitura e produção de pesquisa

l Específicos:
- Conscientização sobre o ato de ler;
- Desenvolvimento do gosto por leituras literárias;
- Capacitação para a pesquisa.
- Desenvolvimento da habilidade de produzir textos de diversos gêneros;

DISCIPLINAS/CONTEÚDOS
l Língua Portuguesa: produção textual, conteúdo gramatical (concordância, regência, acentuação, pontuação...), coesão e coerência, curiosidades sobre a linguagem local (dicionário de termos populares, linguagem popular de determinada localidade ou autor local/paraense...)
l Literatura: textos de autores que são leituras obrigatórias para o vestibular, períodização literária, biografias, curiosidades sobre a literatura contemporânea local.
l Arte: charge, design da capa, ilustrações, fotografias, HQs ...
l História: O que estava acontecendo no mundo a cada período literário (visão de homem e de mundo em épocas diferentes)

RECURSOS:
l Humanos:
- Professores de Língua Portuguesa e Literatura, Arte e História
- Alunos da 2ª etapa Ensino médio, modalidade EJA, turma 306
l Didáticos:
- Banner sobre o panorama geral da Periodização Literária;
- Quadro e giz;
- Reproduzir na sala de vídeo da escola: DVDs didáticos e de filme adaptado da literatura (a escolher)
- Livros didáticos e teóricos (da Biblioteca Escolar e fornecidos pelo professor)
- Revistas (para servir de modelo para as seções);
- Modelos de folders.
l Tecnológicos:
- Laboratório de informática da escola (Editor de textos, programas educacionais: Domínio Público e TV Escola, disponíveis no sistema operacional LINUX Educacional, sites de busca).
- Câmera fotográfica: para registrar as etapas do trabalho e para ilustrar a revista.

METODOLOGIA:
l Motivação para a leitura e para a pesquisa (apresentação dos materiais em vídeo);
l Leitura da obra que foi adaptada para o filme assistido (trabalho em grupo com apresentação do resumo da obra em sala de aula);
l Produção de resenha crítica (baseada no filme e no livro). Trabalho individual para concorrer à melhor produção a ser publicada na revista.
l Confecção de jogo literário
l Coleta dos dados em pesquisa bibliográfica e eletrônica sobre autores e obras, contexto histórico e social, características das estéticas literárias;
l Organização da Revista Literária com a ajuda do tutor (montagem da capa, editorial, sumário, seções (conteúdo literário, entrevista, resenha, curiosidades, artigo de opinião, notícias, HQ (adaptação de obra literária/conto) ou conto integral com ilustrações, bibliografia consultada, créditos, 4ª capa: patrocinadores...)
l Solicitar ajuda de patrocinadores para a reprodução do material para ser distribuído na escola (oferecer propaganda na revista). Esta etapa pode ser feita nas gráficas e lojas locais.
l Confecção de folder de divulgação para exposição durante evento da escola (como a Feira Pedagógica, por exemplo)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª etapa: Motivação para a leitura e produção de resenha
l Apresentação do filme adaptado de uma obra literária;
l Leitura do livro (Trabalho em grupo: dividir a obra entre as equipes)
l Apresentação do resumo feito por cada equipe em classe. Pode-se utilizar o datashow para a apresentação com slides (Nesse caso, a equipe deve informar à professora da necessidade do equipamento com antecedência, para o agendamento na coordenação pedagógica);
l Aula expositiva sobre escrita de texto: A resenha crítica (apresentar modelo: conto "A Aia" de Eça de Queirós - organização de um roteiro para ser seguido no texto escrito, de acordo com a estrutura do gênero resenha explicada pela professora.). Pode-se sugerir uma discussão na classe a respeito da leitura e do filme. Depois, cada aluno deve escrever seu texto individualmente, seguindo o roteiro apresentado a partir do modelo e da discussão;
l Produção textual: resenha crítica baseada na obra e na sua versão cinematográfica;
l Leitura e escolha da melhor produção (pelo professor, com a ajuda da classe);
l Digitação da resenha selecionada utilizando o editor de texto BrOffice.org.Write do sistema operacional LINUX Educacional com o auxílio do tutor (para correções dos erros apontados pela professora. Se possível, encaminhar o documento para o e-mail (rosalia0605@gmail.com.br), caso contrário, imprimir e entregar à professora para a avaliação final.

2ª etapa: Motivação para a pesquisa e coleta de materiais bibliográficos e eletrônicos
l Apresentação dos vídeos didáticos com aula expositiva sobre Periodização Literária (visão geral) e características de cada período;
l Divisão da turma em grupos, conforme os assuntos (agendar com o tutor a orientação durante a pesquisa na biblioteca e na sala de informática);
l Coleta de dados em pesquisa bibliográfica (agendar biblioteca);
l Coleta de dados em pesquisa eletrônica (agendar sala de informática). Salvar o material em pendrive e enviar ao professor uma cópia.
OBS.: Tomar cuidado com a referenciação bibliográfica e eletrônica.


3ª etapa: Trabalhos complementares (seções da revista e patrocínio)
l Confecção de um jogo literário com questões e respostas de múltipla escolha (ou outro) abordando os assuntos discutidos na revista (com criação de gabarito no final) - Trabalho produzido por toda a classe, com os alunos divididos em duplas (uma questão por período) ou um jogo por equipe (com várias questões referentes a um mesmo período), a turma escolhe;
l Busca de curiosidades sobre a linguagem, tais como: dicionário de termos populares, linguagem popular de determinada localidade ou autor local/paraense, uso de estrangeirismos em Bragança, erros de linguagem escrita em placas e cartazes, ...
l Entrevista com um autor Bragantino, conhecido leitor assíduo, conhecedor de literatura. Cada equipe deve selecionar o entrevistado, montar as perguntas da entrevista previamente (com a ajuda do tutor e da professora) e fazer a entrevista com fotos. O melhor trabalho será publicado na revista;
l Procurar ajuda de patrocinadores oferecendo em troca um espaço na revista para propaganda. Esta ajuda servirá para a reprodução do material que será distribuído gratuitamente na escola. Esta etapa pode ser feita nas gráficas e lojas locais;


4ª etapa: Montagem da revista e apresentação à comunidade escolar
l Organização da reportagem principal (com o conteúdo literário). Seleção e organização dos resultados da pesquisa principal sob a supervisão do tutor e/ou professor;
l Montagem da Revista Literária: capa, editorial, sumário, seções (reportagem, entrevista, resenha, curiosidades, artigo de opinião, notícias, HQ (adaptação de obra literária/conto) ou conto integral com ilustrações, bibliografia consultada, créditos, 4ª capa: patrocinadores...). Organização dos locais apropriados a cada um dos trabalhos na revista sob a supervisão do tutor e/ou professor. Para esta etapa, a turma deve ser reorganizada em grupos de forma a funcionar como uma editora, cabendo a cada grupo, uma tarefa:
1. A Reportagem: fará a seleção e organização das matérias para a revista;
2. Editorial: fará o texto de introdução às matérias;
3. Setor de propagandas: criará os textos publicitários para intercalar entre a reportagem principal e as seções;
4. Criação da capa: disposição gráfica dos elementos da capa da revista;
5. Seção de passatempo: criação de atividades lúdicas escritas envolvendo o conteúdo estudado, tal como o jogo didático de múltipla escolha ou outros (como por exemplo: caça-palavras, cruzadinhas, jogos de adivinhação, etc.);
6. Entrevista: preparar uma entrevista sobre leitura ou literatura (sugestão: entrevistar um escritor da própria cidade, ou um conhecedor sobre literatura, ou um reconhecido grande leitor). A equipe deve fazer o convite ao possível entrevistado, criar as perguntas, agendar a entrevista, fotografar, gravar, escrever o texto de abertura e transcrever a entrevista para ser publicada;
7. A Revisão e Edição Geral deve ser feita pelo professor, o tutor e um aluno, que serão responsáveis também pela organização do sumário;
l Criação de um título para a revista: deverá ser feita por toda a turma, a partir de votação sobre as sugestões dos próprios alunos;
l Confecção de folder de divulgação para exposição durante evento da escola (como a Feira Pedagógica, por exemplo). Cada grupo produz um folheto de divulgação, que deve ser digitado no editor de textos BrOffice.org.Write do LINUX Educacional. Depois da etapa de produção do “folder”, os trabalhos serão encaminhados à professora, por e-mail, para a correção e seleção do que vai ser utilizado na divulgação do projeto;
l A culminância do projeto será feita em evento da escola que motive a visitação da comunidade escolar (como a Feira Pedagógica ou outro promovido pela própria turma), com distribuição de folder e de cópias impressas da revista.
OBS.: A revista deve ser divulgada sob a forma impressa e eletrônica. Uma cópia impressa deve ser encaminhada à biblioteca da escola e a eletrônica (em formato pdf) deve ser disponibilizada no Blog da Escola e da professora.




AVALIAÇÃO:
Desde o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:
- a participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
- a interação entre os elementos do grupo;
- a apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos);
- a apresentação oral do material pesquisado;
- a postura do estudante no momento das apresentações públicas;
- se necessário, o professor pode solicitar um teste escrito com o conteúdo teórico trabalhado.


CRONOGRAMA:
De outubro a dezembro
(Montado conforme o andamento das atividades orientadas, a cada plano de aula)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito (coleção Questões da nossa época – v28) – São Paulo: Cortez, 1994.
FARACO, Carlos Alberto. Português: língua e cultura, ensino médio, vol. único. Curitiba: Base Editora, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. - São Paulo: Contexto, 2006.
MAIA, João Domingues. Português – vol. único. São Paulo: Ática, 2005.

3 comentários:

  1. Gostei muito do projeto. Vou fazer na minha escola.
    Silvana Menezes da Silva - Belém-Pa

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  2. Obrigada, Silvana. Sinta-se à vontade para entrar, copiar e colar (rsrs). Estamos aqui para isso mesmo! Espero o comentário com o retorno do resultado da aplicação do projeto em sua classe.
    Um grande abraço.
    Rosália

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