Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Homenagem aos professores

Hoje, os alunos da 8ª série, turma 802, fizeram uma bela homenagem aos professores da Escola Edvaldo Brandão de Jesus.
Teve de tudo: painel de fotos, mensagens escritas e lidas, discursos emocionados, choros e um delicioso café da manhã, feito com a ajuda da funcionária Marcele e coordenado pela profª Noêmia, coordenadora pedagógica da escola.
Vamos às fotos:






























quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ProENEM


ATENÇÃO, galera da Escola Odete Marvão!
Este foi o informe que recebi da SEDUC. Estou repassando porque é uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Não percam esta oportunidade. É de graça e só necessita um pouco de força de vontade e muito desejo de aprender.

                                      INFORME DA SEDUC
ProEnem Digital na TV Cultura

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou na última quarta-feira, dia 10, o ProEnem Digital, um esforço em oferecer mais uma ferramenta para atender os estudantes que este ano demonstram interesse em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A transmissão acontece no canal 2, TV Cultura, da TV aberta, às quartas, quintas e sextas-feiras, de 19h às 20h30 com reprise nas manhãs de sábado e domingo para 112 municípios paraenses.

O programa apresenta aulas preparatórias ao Enem para alunos do Pará, até o dia 7 de novembro. Além da transmissão pela TV, os alunos podem acompanhar as aulas pelo Portal da Seduc ou pelo Facebook do ProEnem Digital.

A ação é uma parceria da Seduc com a Secretaria de Comunicação (Secom) e a TV Cultura.

informe@informeseduc.pa.gov.br.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, na Escola Edvaldo Brandão, onde trabalho no turno da manhã, os alunos tiveram um dia diferente. Houve muitas atividades divertidas envolvendo docentes e discentes.
Foi um dia de diversão para todos e de muitas homenagens àqueles que são o futuro do nosso país.
Vejamos as fotografias:









quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ontem, no dia 02 de setembro, aconteceu a eleição para a direção da Escola Edvaldo Brandão e ocorreu no espaço da biblioteca com chapa única (RENOVAÇÃO), composta pelos atuais membros da direção em exercício. O resultado do pleito ficou em 76,68% dos votos válidos, com a aprovação da chapa.

Joel (Presidente) e eu (mesária no 1º turno)

Alunos e responsáveis na fila de votação

Mesária trabalhando

Silvana da secretaria também na mesa

Joel, Rosália e Silvana

Eu, votando


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OFICINA DE CORDEL

NOVA PROPOSTA DE TRABALHO DA BIBLIOTECA "MARIA DO ESPÍRITO SANTO" DA ESCOLA EDVALDO BRANDÃO DE JESUS

          Hoje, foi dado o início dos trabalhos relativos à oficina de cordel que ministrarei na biblioteca da Escola Edvaldo Brandão, para os alunos do 1º turno. Espero obter êxito como o da experiência da oficina de quadrinhos que realizei na escola Fé em Deus.
          Este trabalho está integrado ao "Projeto Civismo" que está sendo desenvolvido em toda a escola neste bimestre e terá culminância no dia 27 de setembro conforme agendado pela gestão escolar.
           Após a culminância postarei as fotografias.
         Logo abaixo, estou publicando o Roteiro das atividades e o cronograma completo do trabalho, desde sua concepção até sua realização.

Oficina de Leitura e Produção de Cordel:
uma viagem cívica ao mundo da literatura popular
OBJETIVOS
1.      GERAL:
- Despertar o gosto pela leitura do gênero cordel, bem como incentivar o leitor a produzir um folheto de cordel para a culminância do Projeto Civismo.

2.      ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o gênero cordel como obra de expressão popular;
- Conhecer alguns dos principais cordelistas do Brasil;
- Conhecer um pouco da história da literatura de cordel;
- Ler e ouvir produções em cordel;
- Produzir um folheto de cordel sobre as atitudes cívicas que podemos desenvolver no cotidiano a partir de pesquisas sobre civismo e discussões sobre o tema feitas em sala de aula sob a orientação dos demais professores.

PÚBLICO ALVO: estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (apenas um grupo de no máximo 15 alunos).
PERÍODO: 4 dias (10, 11, 15 e 16 de setembro)
CULMINÂNCIA: 27 de setembro de 2014 (exposição)
HORÁRIO: das 12h às 14h
LOCAL: Biblioteca da escola.

METODOLOGIA:
*      ATIVIDADES PRÉVIAS:
- Elaboração do roteiro de atividades;
- Seleção e download de vídeos sobre literatura de cordel;
- Agendamento da atividade junto à coordenação pedagógica da escola;
- Seleção do material em cordel existente no acervo da escola;
- Preparação dos certificados para a direção da escola assinar;
- Convite nas salas de aula;
- Organização dos materiais para a oficina;
- Inscrições de alunos.

*      1º DIA:
- Montagem de um varal de cordel;
- Recepção dos alunos com cafezinho e bolinhos lambe-dedo (motivação);
- Lavagem das mãos;
- Apresentação de vídeos sobre o que é literatura de cordel, cordelistas brasileiros e algumas histórias adaptadas do cordel;
- Fotografias dessa etapa do trabalho.

*      2º DIA:
- Leitura livre de algumas obras em cordel (originais e/ou adaptados);
- Observação das várias formas que pode ter uma obra em cordel;
- Apresentação do “cordel modelo” produzido pela professora;
- Seleção do assunto a ser utilizado como mote do cordel do aluno (pode se fazer um debate sobre os assuntos mais interessantes dentro da temática do civismo e a professora pode apresentar algumas sugestões de acordo com o que está sendo trabalhado pelos professores em sala de aula);
- Início da escritura do esboço da produção do aluno com a escolha do esquema de rimas (nesse estágio, a professora dará as diretrizes gerais para a produção e o aluno pode continuar em casa);
- Solicitar que os alunos tragam de casa uma bandeja de isopor (dessas que são utilizadas em embalagem de congelados, legumes e frutas no supermercado);
- Fotografias dessa etapa do trabalho.


*      3º DIA:
- Finalização da obra escrita à mão para a correção que deve ser feita pela professora;
- Produção da ilustração da capa do cordel, usando técnica em isopor imitando a xilogravura. Testar a matriz em uma página em branco. Caso seja necessário, refazer o trabalho até que ele esteja satisfatório;
- Correção dos trabalhos pela professora;
- Início da digitação do material concluído para ser enviado para a impressão
- Fotografias dessa etapa do trabalho.


*      4º DIA:
- Término da digitação do material concluído (para os alunos que não terminaram a tempo);
- Preparação da capa do folheto de cordel por cada aluno;
- Montagem dos cordéis;
- Fotografia da equipe com seu material pronto

*      CULMINÂNCIA:
- Montagem de um varal de cordéis no dia do encerramento do projeto civismo (agendado para um sábado letivo no dia 27 de setembro).

MATERIAIS NECESSÁRIOS:


ü  Leituras em cordel;
ü  Vídeos;
ü  Projetor;
ü  Caixa de som;
ü  Bandejas de isopor (embalagens);
ü  Tinta guache de várias cores;
ü  Palitos de dentes e de churrasco;
ü  Folhas de papel A4;
ü  Cópias xerográficas (mais ou menos umas 30 cópias) – para a impressão dos folhetos de cordel com 4 páginas no formato padrão de ¼ de página);
ü  Caneta, lápis, borracha e régua (materiais do aluno);
ü   Rolinho de esponja para pintura.

CRONOGRAMA 

DIA/MÊS
ATIVIDADES
27/08
Elaboração da Proposta de Trabalho
01/09
Envio da proposta para a técnica do SIEBE e coord. ped. da escola
de 27 a 29/08
Seleção e download de vídeos para a oficina
de 28/08 a 02/09
Separação do material existente no acervo da escola
02/09
Agendamento da oficina junto à coord. pedagógica
02/09
Preparação da matriz do certificado
03/09
Divulgação da oficina em sala de aula e cartazes
de 03 a 09/09
Inscrições para a oficina
de 10 a 16/09
Realização da oficina
27/09
Exposição do varal de cordéis produzidos pelos alunos
27/09
Entrega de certificados diante da comunidade escolar

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

EU LI, EU RECOMENDO!

        Hoje, no dia 27 de agosto de 2014, resolvi adaptar este espaço a uma atividade programada para a biblioteca Profª Maria do Espírito Santo, da escola Edvaldo Brandão (em Belém do Pará), onde atualmente desenvolvo minhas atividades como professora bibliotecária no 1º turno. A atividade consiste em postar indicações de leitura produzidas pelos próprios alunos. Espero que dê certo e que ampliemos juntos este espaço de indicações de boas leituras.
        Para motivar a participação neste espaço, desde já aviso que ao final do ano letivo haverá premiação ao(à) leitor(a) mais frequente - aquele(a) que contribuir com mais indicações - e também àquele(a) que tiver motivado mais alunos a lerem o livro indicado por ele(a).
        Vamos começar? Quem será o primeiro aluno a estrear este espaço? Quantos comentários cada indicação de leitura terá? 

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?
- Ser cadastrado na biblioteca da escola;
- Solicitar empréstimo no espaço;
- Ler a obra e escrever um pequeno texto dizendo sobre o que fala o livro e por que você gostou da leitura. Caso não tenha gostado, solicite outros livros até que você encontre um do qual possa falar com entusiasmo;
- Entregar o texto manuscrito na biblioteca da escola no 1º turno ou em forma de comentário ao final desta postagem (não esquecer de se identificar com nome completo, série e turma);
- Fazer a propaganda do livro aos colegas de classe/da escola e angariar muitos comentários em sua postagem. Peça que se cadastrem e leiam sua indicação para depois entrarem na postagem e deixarem seus comentários. Assim você acumula pontos para o encerramento do ano letivo. Cada comentário dos colegas também deve conter nome completo, série e turma do aluno que leu sua indicação).
        Ah! E não deixe de incentivar seu colega a participar também lendo um outro título e escrevendo seu próprio texto!
              Boa sorte a todos que desejarem colaborar com este novo projeto de leitura!
Professora Rosália Oliveira
P.S.: Para deixar sua contribuição clique na palavra COMENTÁRIO (ao lado do número da quantidade de comentários recebidos). E não deixe de indicar as referências da obra.

 LEIAM UM TEXTO (COMO MODELO) SOBRE UMA LEITURA FEITA PELA GAROTA DA FOTO DA PROMOÇÃO: 



O retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde

Editora Abril - 

Coleção Os Imortais da Literatura Universal [1972]


Recentemente um amigo me disse que para entendermos um livro devemos lê-lo ao menos umas três vezes, e andei aderindo esta sua moda. Já havia lido o livro a um tempo atrás e o foco mudou todo ao ler esta segunda vez. Entendamos a história:
O livro começa com longas conversas entre lorde Henry e o pintor Basílio Hallward sobre sua maior obra, o retrato mais lindo e expressivo que houvera feito em toda sua carreira, eis que surge Dorian [o modelo do quadro] envaidecido de si mesmo onde expressa o desejo de permanecer eternamente jovem como no retrato. 
"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!" . E é aí que a tudo começa.
A obra faz várias menções a artistas de forma geral, e foi este o “meu foco” a primeira vez que li. Grandes bailes, a nata da sociedade e toda mediocridade e mesquinhês que se podia haver entre os aristocratas do século XIX, bebidas, cigarros, livros lidos, óperas vistas e todos os importantes afazeres de quem tinha muito dinheiro e nenhum trabalho. Divagando assim soa um tanto rude, mas agora, nesta segunda vez que li achei um livro romântico.
Talvez um romântico-confuso. O amor pela própria aparência [vaidade], o amor entre artista e obra [o que deixa –a meu ver- as claras uma certa tendência homossexual [comum entre “os artistas”] da parte do pintor], o amor por qualquer manifestação de arte,  o amor, o amor, ah... o amor.... 
Um dos primeiros fatos realmente interessantes do livro é quando o ainda Jovem Dorian apresenta sua “futura noiva” ao Lorde e a Basílio, onde sua apresentação como atriz foi um total fiasco proposital e por conta disso há um rompimento entre os pombinhos, eis que a garota (...). Depois disso Dorian passa a perceber as mudanças em seu retrato: maldade, cinismos e outras expressões faciais e mais a frente à mudança física dos anos. Sem contar os trechos maravilhosos que sucedem após o episódio.
Posso tê-lo romantizado mais que o normal por conta do meu atual estado de espírito [leve e feliz no momento] onde coisas bobas me tocam ... acho que estou ficando melosa... voltemos: Além desta dualidade, Oscar Wilde nos trás um paralelo entre loucura e sanidade mais um pouco de fantasia. A mudança de personalidade de Dorian ao longo dos anos, seus crimes e medos o atormentando, o espanto das pessoas e os comentários de que “vendeu a alma ao diabo para manter-se jovem” e por fim, em um ato desesperado de livra-se de todos estes fantasmas, sua morte. Ok, o livro é cheio de descrições longas e por vezes chatas aí no ponto G da história toda Dorian Gray (...) e só me dão duas folhas sobre isso??!!! Sacanagem. Aí o livro acaba com uma (...) digna de filme dos anos 70 !!!

Texto adaptado por Roberta Stefanny (a moça da foto da promoção) em seu próprio blog. Para acessá-lo na íntegra, basta acessar o link (CLIQUE AQUI).
 

Alunos que participaram desta atividade:   (EM CONSTRUÇÃO)
- Bianca Rocha - 701 - Comentário em 22/01/2015

  
 

terça-feira, 24 de junho de 2014

AVISO AOS ALUNOS DAS TURMAS 101 e 102

Ei, pessoal! O trabalho do poema e da paródia era pra ser enviado por e-mail e não para ser postado no blog. Para quem entrar aqui para postar o trabalho deixo este aviso:
"Enviem para o e-mail rosalia0605@yahoo.com.br."
Os trabalhos que não forem enviados até o dia 26, não entrarão na compilação.
Agradeço.
Profª Rosália