Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto Consciência Negra e Oficina de Poemas



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
ESCOLA E.E.F.M. SUB-OFICIAL EDVALDO BRANDÃO DE JESUS – UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 10
BIBLIOTECA ESCOLAR PROFESSORA MARIA DO ESPÍRITO SANTO

PLANO DE AÇÕES DO 1º TURNO

NOME DA ATIVIDADE: Semana da Consciência Negra: O cinema e a poesia a favor da conscientização da igualdade de raças e solidariedade humana

PÚBLICO ALVO: alunos do Ensino Fundamental do 1º turno

LOCAL: E.E.E.F.M.Sub oficial Edvaldo Brandão de Jesus – Belém-Pará – na Biblioteca da escola

PERÍODO DE PREPARAÇÃO: de 30 de outubro a 14 de novembro de 2014
PERÍODO DE APRESENTAÇÃO: de 17 a 21 de novembro de 2014
RESPONSÁVEL: Professora lotada na biblioteca da escola no 1º turno - Rosália Souza de Oliveira

CONTATOS:
- E-mail: rosalia0605@yahoo.com.br
- Fones: TIM (91) 8269-5545  /  OI (91) 8804-2264  /  VIVO (91) 9229-7361
- blog: “Mais do que Palavras” – Disponível em: www.rosalia0605.blogspot.com

O QUE É A AÇÃO?: São duas ações da biblioteca da escola vinculada ao Plano Anual de Trabalho do próprio espaço pedagógico adaptadas para contribuir com o Projeto Consciência Negra da escola e está voltada para a educação da consciência da igualdade de raças através da leitura de textos cinematográficos e poéticos com vistas à um trabalho posterior trabalho de reflexão em grupo e produção textual, de desenhos e de trabalhos manuais.
OBJETIVOS:
- Promover debates a partir da exibição de filmes que abordem temáticas voltadas ao preconceito racial, valorização da igualdade de raças e superação de dificuldades provocadas pelo preconceito;
- Motivar, através de oficina de produção textual, a criação de poemas com a temática da igualdade de raças e a valorização social do negro, evidenciando a solidariedade como um valor essencial à convivência humana e a aceitação das diferenças;
- Propor a confecção de materiais para uma exposição no dia 21 de novembro a fim de divulgar a toda a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos durante a semana da consciência negra (cartazes, varal de poemas, máscaras africanas utilizando materiais recicláveis, pensamentos, mural de desenhos, etc.)


METODOLOGIA
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
- Organização de um cronograma – passo a passo da atividade;
- Divulgação da oficina;
- Período das inscrições;
- Preparação dos materiais para a oficina;
- Aquisição e organização dos materiais para a oficina;
- Realização da oficina:
1º dia
- Leitura de poemas dos livros selecionados pela professora e/ou outros;
- Apresentação de vídeos/slides sobre a temática a ser trabalhada e sobre o gênero poema e tipos de poemas de forma fixa, de forma livre, poemas concretos, poemas narrativos, etc...
- Atividades do dia: Criação de quadrinhas populares, amorosas, temática.
   1º TEXTO BASE: O buraco do tatu (Sérgio Caparelli)- exercício quadrinha, sugerir outros.
2º dia
- Apresentação de slides sobre intertextualidade;
- A retextualização de texto narrativo para a forma de poema:
ü  Deu no jornal: trazer jornal para que os alunos procurem notícias interessantes e transformem em poema;
ü  Receita de poesia: trazer receitas simples ou livro de receitas para a criação de um poema com essa forma;
ü  Poema história: Transformar uma narrativa conhecida em poema narrativo;
ü  Mostrar exemplos do que fazer (criação da própria professora);
ü  Solicitar uma das produções aos alunos;
ü Exercício do haicai;
ü Esboço da história.
3º dia
- Produção do poema final com a temática da solidariedade: os alunos podem aproveitar as quadras temáticas e aumentar de tamanho ou escrever outro para a exposição;
- Digitação e ilustração do material para a exposição.


PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
- Seleção prévia de títulos a serem exibidos durante a Semana da Consciência Negra;
- Aquisição dos filmes selecionados – baixar da net, locar ou pedir emprestado;
- Convocação de um pequeno grupo de alunos (10) para assistirem ao vídeo musical “Quem planta Preconceito” (do grupo Natiruts) e curtas metragens sobre a temática e discutirem sobre o que produzirão para a exposição do dia 21 de novembro, com mostra de exemplos feitos pela própria professora;
- Organização dos materiais necessários para a exibição ao público que irá participar do grupo de produção de materiais - seleção do curta e slides com sugestões de modelos do que se pretende produzir para o dia da exposição;
- Produção e/ou entrega dos materiais para a exposição na biblioteca;
- Arrumação do local ao modelo de uma sala de projeção para acomodar uma turma inteira. Se necessário, colocar mais cadeiras, tapetes e almofadas - combinar com os colegas para não reorganizarem o espaço durante a semana de exibição;
- Reprodução dos filmes na própria biblioteca;
- Solicitar ao final de cada seção que cada aluno produza ou traga algum objeto da cultura negra para a exposição do dia 21 de novembro (adereços, vestimentas, armas, comidas típicas, instrumentos musicais, etc...);
-Trabalho posterior: Utilização do horário vago para discutir a temática do filme assistido com os alunos em classe, associando a temática da superação do preconceito racial ao da temática da solidariedade a partir da expressão “Fazer o bem sem olhar a quem.”

 Divulgação dos resultados:
- Exposição de materiais da cultura afro-brasileira no dia da culminância da Semana da Consciência Negra promovida pela escola.
- Exposição dos poemas no dia da culminância das atividades relativas à temática da solidariedade no evento Show de Talentos (em 29/nov/2014).

CRONOGRAMA:
PARA A AÇÃO OFICINA DE POEMAS
DATA/PERÍODO
ATIVIDADES
30/out
Organização de projeto e cronograma
03/nov
Divulgação da oficina e início das inscrições
07/nov
Final das inscrições
de 4 a 7/nov
Preparação dos materiais teóricos para a oficina
De 4 a 7/nov
Aquisição e organização dos materiais necessários para a oficina
11/nov
Início da oficina
13/nov
Término da oficina
14/nov
Convite à toda a comunidade escolar a participar do varal de poemas
21/nov
Divulgação dos resultados: Exposição (painel de poemas)


PARA A AÇÃO CINEMA NA BIBLIOTECA
DATA
ATIVIDADES
30/out
Seleção de títulos
de 31out
 a 13/nov
Aquisição de filmes
de 10 a 13/nov
Convocação do grupo que vai assistir aos curtas e participar da exposição
13/nov
Organização dos materiais, modelos e ideias
de 14 a 20/nov
Produção e/ou entrega dos materiais para a exposição na biblioteca
17/nov
Preparação da sala para a projeção dos filmes;
de 17 a 20/nov
Reprodução dos filmes na própria biblioteca
21/nov
Exposição dos materiais coletados e/ou produzidos pelos alunos



REFERÊNCIAS:
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Literatura História e Texto, vol 1. 5ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de & MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas (Coleção Estudos em EJA). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Pgs. 153-181 (sobre sequências didáticas com gêneros diversos)

PENNA, Mauro. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2014. Pgs. 208-230 (A fala como recurso na Educação Musical: possibilidades e relações.)

FOTOS DE TODO O PROCESSO:
Dia 29 de novembro: Apresentação de jogral no Show de Talentos
Certificação dos participantes
Fotos diante do Varal de exposição dos poemas produzidos
Varal de poemas
Visitação à Exposição de Poemas


...................................................................................................................................................................



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Homenagem aos professores

Hoje, os alunos da 8ª série, turma 802, fizeram uma bela homenagem aos professores da Escola Edvaldo Brandão de Jesus.
Teve de tudo: painel de fotos, mensagens escritas e lidas, discursos emocionados, choros e um delicioso café da manhã, feito com a ajuda da funcionária Marcele e coordenado pela profª Noêmia, coordenadora pedagógica da escola.
Vamos às fotos:






























quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ProENEM


ATENÇÃO, galera da Escola Odete Marvão!
Este foi o informe que recebi da SEDUC. Estou repassando porque é uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Não percam esta oportunidade. É de graça e só necessita um pouco de força de vontade e muito desejo de aprender.

                                      INFORME DA SEDUC
ProEnem Digital na TV Cultura

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou na última quarta-feira, dia 10, o ProEnem Digital, um esforço em oferecer mais uma ferramenta para atender os estudantes que este ano demonstram interesse em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A transmissão acontece no canal 2, TV Cultura, da TV aberta, às quartas, quintas e sextas-feiras, de 19h às 20h30 com reprise nas manhãs de sábado e domingo para 112 municípios paraenses.

O programa apresenta aulas preparatórias ao Enem para alunos do Pará, até o dia 7 de novembro. Além da transmissão pela TV, os alunos podem acompanhar as aulas pelo Portal da Seduc ou pelo Facebook do ProEnem Digital.

A ação é uma parceria da Seduc com a Secretaria de Comunicação (Secom) e a TV Cultura.

informe@informeseduc.pa.gov.br.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, na Escola Edvaldo Brandão, onde trabalho no turno da manhã, os alunos tiveram um dia diferente. Houve muitas atividades divertidas envolvendo docentes e discentes.
Foi um dia de diversão para todos e de muitas homenagens àqueles que são o futuro do nosso país.
Vejamos as fotografias:









quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ontem, no dia 02 de setembro, aconteceu a eleição para a direção da Escola Edvaldo Brandão e ocorreu no espaço da biblioteca com chapa única (RENOVAÇÃO), composta pelos atuais membros da direção em exercício. O resultado do pleito ficou em 76,68% dos votos válidos, com a aprovação da chapa.

Joel (Presidente) e eu (mesária no 1º turno)

Alunos e responsáveis na fila de votação

Mesária trabalhando

Silvana da secretaria também na mesa

Joel, Rosália e Silvana

Eu, votando