Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Leitura de Poemas: Drummond, M. Bandeira e Vinícius

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
CURSO DE LETRAS (HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA)
Seminário Interdisciplinar II (1ª parte)



A linguagem na construção do sentido nas poesias de Drummond, Bandeira e Vinícius de Moraes


Componentes:
Alessandra Pinheiro da Costa - 0612000604
César William Martins Souza - 0612002204
José Ribeiro da Silva Júnior - 0612001204
Luzileida Sousa Corrêa - 0612003304
Marleuda dos Santos Cardoso - 0612000204
Rosália de Oliveira Soares - 0612001304
Sheila da Silva Noronha - 0612002904


Bragança-Pará 2° módulo - 1°semestre 2007
Bragança - Pará

Justificativa:
Apesar de a Literatura estar presente no cotidiano de muitas crianças desde cedo, com as primeiras fábulas, há uma considerável dificuldade na leitura de poesias, principalmente porque esta se materializa de uma forma muito rica, no que diz respeito ao uso que se faz da linguagem escrita.
Ocorre que, no ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, há uma violenta diminuição do prazer da criança em ler e compreender textos literários, principalmente poemas. Isso pode ser atribuído ao fato de que a Literatura deve ser trabalhada, de modo diluído, dentro da disciplina Língua Portuguesa, mas o que ocorre é que a interação entre língua e literatura acaba não acontecendo devido ao predomínio do ensino da metalinguagem, totalmente desvinculado do trabalho efetivo com os textos, literários ou não, sendo estes usados como pretexto para se estudar nomenclaturas e conceitos gramaticais.
Sendo assim, a leitura de poemas em uma aula de português é motivo para várias atividades, menos para o que realmente consideramos interessante: a análise da função dos elementos fonéticos e morfossintáticos que os constituem e que podem interferir na compreensão que se obterá a partir de sua apreciação do ponto de vista lingüístico.
Daí a importância desse projeto, que valoriza a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Literatura, principalmente de textos literários curtos, já que se trata de uma estratégia para devolver à criança o prazer do contato com textos literários de qualidade. Por isso, para a execução desse trabalho, serão utilizados pequenos poemas de escritores brasileiros consagrados do século XX, que servirão de base a um ensino da Literatura vinculado ao prazer de uma compreensão mais ampla da mensagem lida.

Objetivo:
Como o centro do problema apresentado na justificativa está na escolha do material e de atividades pedagógicas que não proporcionam a integração entre as disciplinas Língua e Literatura, este projeto está voltado para o professor de 5ª a 8ª séries e tem por objetivo fundamental a apresentação de estratégias de ensino da leitura de poemas modernos em sala de aula de modo que se passe a trabalhar, de forma interdisciplinar, as estruturas morfossintáticas e fonéticas da língua portuguesa como elementos intencionais que podem concorrer para a construção do aspecto semântico do texto poético.
É importante incentivar os professores a motivar o contato dos alunos com a poesia para desenvolver uma melhor compreensão das estratégias lingüísticas e da plurissignificação advinda da leitura de poemas, que pode ser feita de vários níveis, não deixando de lado suas propriedades literárias, tais como: a interiorização, a subjetividade e a motivação.
Metodologia:
- Estudo bibliográfico
- Escolha dos autores e seleção de textos
- Análise literária e morfossintática dos poemas selecionados;
- Elaboração de novas estratégias de ensino interdisciplinar de língua e Literatura;
- Confecção de material didático para a exposição do projeto;
- Apresentação ao público alvo e observação das reações do mesmo;
- Descrição de todas as etapas do projeto em relatório para a socialização em sala de aula.

Recursos Didáticos:
- Textos dos autores escolhidos;
- Cartaz e roteiro de acompanhamento;
- Data Show ou retroprojetor;
- CDs, micro system, caixa de som e microfones;
- Outros, conforme a necessidade das atividades do projeto.

BIBLIOGRAFIA
BANDEIRA, Manoel. Vou-me embora pra Pasárgada e outros poemas (seleção de textos Maura Sardinha- 2ª ed.). Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. (Extraídos de Meus Poemas Preferidos)
CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1999.
FIORIN, José Luis & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1994.
MORAES, Vinícius de. Livro de Sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
_____. Soneto de Fidelidade e outros poemas (seleção de textos Maura Sardinha – 2ª ed.). Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. (Coleção clássicos de ouro)
REIS, Carlos. O conhecimento da Literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender a análise (morfo)sintática. Barueri, SP: Manole, 2004.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2001.

BIBLIOGRAFIA ELETRÔNICA
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema da Necessidade. Disponível em <> Acesso em 13 janeiro 2007.
_____ Disponível em

2 comentários:

  1. Olá, vi seu blogna net
    e encontrei uma parte sobre Bandeira, Drummond e Vinius
    Estava precisando de uma ajuda para encontrar em poema que
    eu não sei o nome e nem quem escreveu... =S
    É mais ou menos assim , pelo o que eu me lembre:

    Bandeira quer ir pra Pasárgada
    Drummond pra Itabira
    Vinicius...

    Se puder me ajudar, agradeço desde já!!! =D
    meu e-mail para resposta:
    firigato.sempre@hotmail.com

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  2. Caro anônimo, não sei quem escreveu tal poema. Tentei encontrá-lo para você, mas não consegui. Meu filho diz ter conhecimento da existância dele mas também não lembra qual é o seu autor. Ele disse que provavelmente é de um autor paraense e que por isso não encontramos vestígios da obra na net. Vou continuar minha busca. Assim que eu encontrá-lo, lembrarei de você e te dou uma resposta. Se você descobrir primeiro que eu, poste outro comentário depois deste.
    Espero que continue lendo meu blog e interagindo comigo neste espaço virtual.

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